Biblioteca Especializada em Serviço Social Maria Josephina Albano

A Biblioteca Especializada em Serviço Social do CRESS-RJ tem por objetivo contribuir no processo de formação continuada dos profissionais e estudantes de Serviço Social através de empréstimos e consultas a assuntos relacionados ao Serviço Social e áreas afins. Contando com um acervo de mais de 4.000 títulos, atualmente a biblioteca atende: assistentes sociais, alunas de graduação e pós-graduação em Serviço Social e funcionárias do CRESS-RJ que utilizam o espaço da biblioteca cotidianamente.

Norma de Utilização

Acervo: Livros, periódicos, obras de referência, monografias, folhetos, relatórios, DVDs, CDs, fotografias, fitas VHS
Horário de funcionamento: terças e quartas-feiras das 13h às 17h

Documentação Necessária

  • Novos usuários: Comprovante de residência; CPF; RG; carteira de identidade do CRESS-RJ e/ou comprovante de escolaridade atual; 1 foto 3×4; preencher formulário de inscrição.
  • Usuários efetivos: Carteira do CRESS-RJ (ou número de registro) e comprovante de escolaridade atual, para graduandos.

Regras para Empréstimos

  1. Estar em dia com a anuidade do CRESS-RJ.
  2. Retirar o máximo 3 (três) itens, desde que tenha mais de um exemplar e se o mesmo não estiver na lista de reserva.
  3. Devolver em 7 (sete) dias corridos, podendo ser renovado por mais 7 (sete) dias, caso a obra não esteja na lista de reserva.
  4. Manter limpo e sem dano o item que estiver em seu poder.
  5. Em caso de extravio ou perda, o usuário se comprometerá a indenizar a biblioteca de qualquer material emprestado. Para o(s) itens(s) esgotado(s), o usuário fará reposição por outro(s) título(s) solicitado(s) pela biblioteca conforme termo assinado a cada empréstimo.
  6. Não será permitida a retirada de itens em nome de outro usuário.
  7. O usuário poderá fazer cópia em um só exemplar de pequenos trechos, Lei nº 9.610/98, fora do ambiente do CRESS-RJ, com devolução até no máximo 20 minutos antes do fechamento da biblioteca, no mesmo dia da saída do material, sendo necessário deixar documento de identidade na biblioteca.
  8. Não são emprestados:
    obras de Referência (anais, guias, catálogo, dicionários, enciclopédia etc.);
    periódicos; monografias; CDs; DVDs; fotografias; fitas VHS;
    materiais que tenham apenas um exemplar;
    materiais que estejam na lista de reserva;

Conheça o Acervo da Biblioteca do CRESS-RJ
Telefone: (21) 3147-8791
Contato: biblioteca@cressrj.org.br
Bibliotecária: Mônica da Silva Araújo Abreu (CRB 5735)

Quem foi Maria Josephina Rabello Albano?

Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.

Morreu em 1995, deixando importante contribuição para o Serviço Social no Brasil e na América Latina. Em 1996, o Conselho Regional de Serviço Social deu à sua biblioteca o nome da assistente social que foi a primeira presidente deste Conselho, entre 1963 e 1966.

Em 1995, o CRESS preparou o vídeo “Estórias de Quem Faz História”, em comemoração ao Dia da Assistente Social. Josephina Albano, em seu depoimento, avalia: “fazer Serviço Social, hoje? Haja coragem!… No passado era o desafio de enfrentar/criar o mercado de trabalho… No presente é o desafio da luta contra a barbárie social e pela afirmação de valores humanistas e democráticos”.

Ao longo de sua vida profissional combinou a docência com o trabalho social, ora em contato direto com a população, ora ocupando cargos de direção, planejamento, orientação e consultoria. Circulou por áreas bastante diversas, desde a proteção da criança – no início de sua carreira – até planejamento urbano, passando pelo Serviço Social em empresas e no meio rural.

Leia o artigo de Ilda Lopes Rodrigues da Silva, assistente social e Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, universidade onde Josephina Albano lecionou de 1978 a 1995, gentilmente elaborado e cedido para publicação neste site.

Maria Josephina Rabello Albano