43º Encontro Nacional CFESS/CRESS define agenda

para os próximos anos

A delegação do CRESS RJ retornou do 43º Encontro Nacional, em Brasília-DF, que aconteceu de 18 a 21 de setembro, com a aprovação de propostas apreciadas pela assembleia, que agora, fazem parte das deliberações nacionais. Como a não utilização de símbolos religiosos em instrumentos e técnicas utilizados, por conta da laicidade prevista no exercício profissional. E a defesa da legalização das drogas. A conquista dessa deliberação é viabilizar uma alternativa ‘à guerra às drogas’, contra o crescimento da população carcerária, sobretudo de negros e pobres, e a violência gerada pelo comércio ilegal de drogas.

As novas ações do Conjunto CFESS/CRESS entraram em vigor após a aprovação das propostas discutidas nos eixos Comunicação; Relações Internacionais; Formação; Administrativo Financeiro; Orientação e Fiscalização Profissional; Ética e Direitos Humanos e Seguridade Social. Também ficou decidido que a cidade do Rio de Janeiro será sede do 44º Encontro Nacional e do 4º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto. O evento contou com cerca de 280 participantes, dentre conselheiras dos CRESS e do CFESS, Seccionais, assessores, assistentes sociais de base e convidadas.

Além disso, durante o evento foi lançado o segundo volume do documento “Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e Serviço Social”, disponível no site do CFESS.

A novidade ficou por conta da metodologia adotada no Encontro. O primeiro ano de cada gestão, como no caso de 2014, será deliberativo. No segundo, o monitoramento das propostas, e, por último, a avaliação do andamento das medidas. No entanto, isso não impede que em situações que haja necessidade de se realizar uma alteração importante para o Conjunto, esse ciclo não possa ser alterado.

Para anotar: agenda de eventos do Conjunto

O Conjunto definiu a agenda de eventos nacionais para os próximos anos. As datas ainda não estão fechadas, mas já dá para ter uma ideia do que vem pela frente.

Em 2015: 4º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto (Rio de Janeiro); 44º Encontro Nacional CFESS-CRESS (Rio de Janeiro); Encontro Nacional de Seguridade Social e Serviço Social (Minas Gerais); e Seminário Nacional de Serviço Social e Direitos Trans (São Paulo).

Em 2016: 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (Pernambuco); Seminário Nacional Serviço Social e Sigilo Profissional (Mato Grosso); 45º Encontro Nacional CFESS-CRESS (Mato Grosso); e Seminário Nacional Serviço Social e Regiões Fronteiriças (Pará).

IMG_1187 IMG_1197 IMG_1200 IMG_1227

Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura

O Brasil ainda vive uma ditadura, que oprime a população negra, jovem e pobre do país. Essa foi uma das mensagens da mesa Serviço Social, Memórias e Resistências contra a Ditadura, organizada no 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS.

O debate reuniu cinco assistentes sociais, representando cada região do país, para contarem suas histórias de luta contra o regime militar, de 1964 a 1985. “Não é mais possível ocultar ou negar os crimes promovidos pelo Estado e por agentes que agiram em seu nome, que construíram essa mácula indelével na nossa história. Queremos resgatar a memória e construir a resistência”, afirmou a conselheira do CFESS Daniela Neves, antes dos depoimentos das pessoas que sofreram violência e tiveram seus direitos violados.

Quando Jorge Krug, Vicente Faleiros, Cândida Magalhães, Joaquina Barata e Rosalina Santa Cruz, assistentes sociais que vivenciaram os períodos mais sombrios do país, começaram seus relatos, o auditório foi tomado por um misto de sentimentos: comoção, angústia, dor. Mas as falas serviram, principalmente, para reoxigenar a luta da categoria contra a opressão, a violência e a violação dos direitos humanos.

Confira abaixo o vídeo produzido pelo CFESS sobre os relatos das assistentes sociais sobre o período ditatorial no Brasil:

 

[media url=”https://www.youtube.com/watch?v=yFEo29Aqcn8″ width=”600″ height=”400″]