As Comissões de Instrução de Processos Éticos são fundamentais ao conselho e para a defesa da ética profissional no Serviço Social, pois são elas que apuram as denúncias éticas que são realizadas no Conselho caso haja algum indício de que algum profissional violou o Código de Ética Profissional. Para participar, basta estar inscrito e em dia com as anuidades, ou seja, pago até o ano de 2013. Caso não esteja, é possível negociar a dívida no Setor de Registro e Anuidade.

Elas são formadas por 2 assistentes sociais de base, isto é, que não componham a direção da entidade. Nesse sentido, caso se sinta mais confortável, fique à vontade para convidar outro assistente social para compor a dupla, ambos devem estar nas mesmas condições acima descritas. Caso não tenha, o conselho se encarrega de formar as comissões. Ao final do julgamento do processo ético, o CRESS-RJ emite uma declaração de composição da referida comissão.

Como forma de qualificar o trabalho dessas comissões, o Conselho, além de realizar periodicamente atividades de qualificação e debates com os componentes, realizará, em outubro e novembro de 2014, a multiplicação do Curso “Ética em Movimento”. O público-alvo do curso será justamente aqueles assistentes sociais que estiveram compondo Comissões de Instrução de Processos Éticos. O curso é gratuito e confere certificado a quem cursá-lo integralmente.

Só poderão participar do curso Ética em Movimento, em outubro, os que integrarem as comissões.

Abaixo a programação:

03/10 (sexta-feira), 9 às 18h
Módulo 1 – Ética e Sociedade
Profa. Valéria Forti, assistente social, doutora em Serviço Social, professora da Faculdade de Serviço Social da UERJ

04/10 (sábado), 9 às 18h
Módulo 2 – Ética e Práxis Profissional
Profa. Mavi Rodrigues, assistente social, doutora em Serviço Social, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ

18/10 (sábado), 9 às 18h
Módulo 3 – Ética e Direitos Humanos
Prof. Jefferson Lee Ruiz, assistente social, mestre em Serviço Social, assessor de diretoria do CRESS-RJ

01/11 (sábado), 9 às 18h
Módulo 4 – Ética e instrumentos normativos
Prof. Charles Toniolo, assistente social, mestre em Serviço Social, membro da Comissão Permanente de Ética do CRESS-RJ