Novo edital da SENAD para financiamento de processos formativos para trabalhadores, agentes e lideranças comunitárias por meio da constituição de Centros Regionais de Referência (CRR) para formação em políticas sobre drogas

Instituições públicas de ensino (universidades, faculdades, institutos de ensino e pesquisa e escolas de saúde pública) podem constituir CRRs e apresentar projetos com valores entre R$ 100 mil e R$ 400 mil. Ao todo, está previsto o gasto de R$ 7,4 milhões. Trata-se de importante iniciativa no eixo de prevenção para propiciar formações técnicas, articulação da rede e debates qualificados em torno da política sobre drogas.

O edital em questão  é resultado de um diálogo  estabelecido entre a SENAD, universidades e gestores federais, municipais e estaduais das políticas relacionadas ao tema das drogas. Os processos formativos a serem financiados devem ser construídos em conjunto por todos os envolvidos, preferencialmente utilizando-se de instâncias colegiadas de gestão, como os comitês gestores do Programa Crack.

As propostas devem refletir as necessidades de educação permanente para constituição de redes intersetorias de cuidado nos territórios. O edital permite flexibilidade na definição de conteúdos e metodologias, estimulando a formação em serviço e a integração de políticas, de acordo com a Política Nacional sobre Drogas e a Política Nacional de Saúde Mental.

A SENAD receberá propostas encaminhadas pelas Instituições de ensino até o dia 8 de outubro de 2014, de acordo com o Edital que  pode ser acessado no link: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/noticia/ler_noticia.php?id_noticia=107799