Conferência Livre: Os Conselhos Regionais do Serviço Social e Psicologia convidam todos os assistentes sociais e psicólogos

‘Assistentes Sociais e Psicólogos no Atendimento de Crianças e Adolescentes: práticas de proteção ou de punição?’ é o tema da Conferência Livre que vai ocorrer no dia 24 de outubro, das 9h às 14h, na UERJ – campus Maracanã. O objetivo do evento é elaborar propostas que contribuam para a efetivação de direitos das crianças e adolescentes para serem levadas à Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para ocorrer de 14 a 18 de dezembro de 2015, em Brasília.

‘Direito à convivência familiar e comunitária’ (saúde, drogas, acolhimento, abandono) é um tema proposto pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, os palestrantes para esta discussão são: Esther Arantes (CRP 05/3192) – Psicóloga, professora da PUC-Rio e UERJ e pesquisadora na área da Criança e Adolescente; e Eliana Olinda Alves (CRP 05/24612), doutora em psicologia pela UFF, psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, atuando na vara da infância, juventude da capital.

O tema ‘As medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional’ (posicionamento contra a redução da idade penal e o aumento do tempo de internação) foi proposto pelo Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro. Os palestrantes desta mesa são: Pedro Pereira, advogado do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) e Joana Garcia, assistente social e professora da Escola de Serviço Social da UFRJ.

As propostas serão apresentadas nas conferências preparatórias nos âmbitos municipal, estadual e regional para o evento nacional. A Conferência Livre acontecerá nos seguintes espaços da UERJ: Auditório 111 / 11° andar – Bloco F; Auditório A, 9º andar/ Bloco D; Auditório B / 9º andar – Bloco D; Sala 8034-E, 8º andar/ Bloco E.

Local: O campus da UERJ fica localizado na Rua São Francisco Xavier, nº 524 – Maracanã (próximo à estação de trem e metrô do Maracanã).

102014c