Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.

Morreu em 1995, deixando importante contribuição para o Serviço Social, no Brasil e na América Latina. Em 1996, o Conselho Regional de Serviço Social deu á sua biblioteca o nome da assistente social que foi a primeira presidente deste Conselho, entre 1963 e 1966.

Em 1995, o CRESS preparou o vídeo “Estórias de Quem Faz História”, em comemoração ao Dia do Assistente Social. Josephina Albano, em seu depoimento, avalia: “fazer Serviço Social, hoje? Haja coragem!… No passado era o desafio de enfrentar/criar o mercado de trabalho… No presente é o desafio da luta contra a barbárie social e pela afirmação de valores humanistas e democráticos”.

Ao longo de sua vida profissional combinou a docência com o trabalho social, hora em contato direto com a população, hora ocupando cargos de direção, planejamento, orientação e consultoria. Circulou por áreas bastante diversas, desde a proteção da criança – no início de sua carreira – até planejamento urbano, passando pelo Serviço Social em empresas e no meio rural.

Leia o artigo de Ilda Lopes Rodrigues da Silva, assistente social e Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, universidade onde Josephina Albano lecionou de 1978 a 1995, gentilmente elaborado e cedido para publicação neste site.

Fotos cedidas pelo núcleo de memória PUC-RIO