Mais de 500 pessoas lotaram o auditório do 5º andar da UERJ, na quarta-feira, dia 2 de outubro, no ato contra a violência do Estado. O ato foi convocado para lembrar os 20 anos do massacre de Carandiru e protestar contra a continuidade da violência do Estado.

Vejo o vídeo da passeata chegando no auditório com muita música

A indignação popular com a repressão policial à luta dos profissionais de educação do Rio de Janeiro, ampliou a mobilização e a unificação de diversos movimentos sociais. Ao final, decidiu-se a participação e divulgação no ato do dia 7/10, originalmente convocado em defesa da luta dos profissionais da Educação.

Dezenas de entidades estiveram presentes ao ato do dia 1/10, como o SEPE, MST, CSP (Centro Sindical e Popular), Fórum de Saúde do Rio, ASFOC-SN (Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz), a Rede da Maré, o grupo Tortura Nunca Mais, CSP Conlutas, OAB, MNLM, MTST, PCB, PSOL e o PSTU.

Eblin Farage, presidente do sindicato dos docentes da UFF, João do Grupo Tortura Nunca Mais e Shirley, moradora da Maré, falaram sobre a violência do Estado. A maioria das falas ressaltou a necessidade de unir bandeiras contra a opressão.
A mobilização começou no hall dos elevadores, onde várias pessoas escreveram cartazes sobre o caso Amarildo. Em seguida, fizeram protesto pela universidade. O Bloco Cangerê, da favela da Maré, e o Bloco do Nada acompanharam a mobilização com muita música.

O MST realizou mística de abertura sobre como a violência do Estado está atingindo as camadas com mais poder econômico e assustando a classe média. Os bombeiros fizeram uma entrada emocionante carregando a bandeira do seu sindicato e gritando “O bombeiro chegou!”.

Em seguida as luzes do auditório foram apagadas para a exibição de um vídeo produzido pelos organizadores do ato, onde o governador Sergio Cabral aparece discursando sobre segurança pública. Cenas da covardia policial contrastavam com sua fala. As vaias ao governador eram ensurdecedoras.

O grupo Levante Popular, o MC PH e o MC Fiell fizeram apresentações musicais.

Ao final ficou decidido que todos os presentes se organizariam para o ato de segunda-feira, 7/10. A UERJ se concentra às 15h30 no hall dos elevadores.