Nos dias 19, 20 e 21 de março de 2014 vivenciaremos mais um momento de exercício de autonomia e democracia no âmbito das gestões do CFESS, dos CRESS e Seccionais para o período 2014/2017. Ou seja, todos/as nós, assistentes sociais, temos a possibilidade de participar da construção do processo democrático de eleição para o Conjunto CFESS/CRESS.
Conscientes do patrimônio profissional herdado, submetemos ao debate as propostas que compõem a Carta-programa da chapa “Tecendo na luta a manhã desejada”. Estas têm o objetivo de explicitar à categoria nosso compromisso com a continuidade da direção social empreendida pelo Serviço Social brasileiro e com a construção de mediações estratégicas para efetivação do nosso projeto ético-político profissional.
Sendo os CRESS e o CFESS tribunais de ética, em primeira e segunda instância respectivamente, com natureza autárquica e jurídico-normativa, sua gestão democrática e participativa historicamente é um dos maiores ganhos de nossa categoria profissional.
Articulando trabalho e formação profissionais como constitutivas do Serviço Social, reafirmamos a concepção histórico-crítica que o apreende como profissão inscrita na divisão socio-técnica do trabalho na ordem burguesa, na particularidade da formação social, econômica, política e cultural do Brasil.
As propostas a seguir expressam nosso compromisso com a defesa e implementação dos princípios ético-políticos construídos por essa categoria profissional no país, colocando-se no diálogo permanente com as demandas da realidade concreta.
Convidamos você, assistente social de todos os cantos deste país, a se envolver nas diferentes lutas sociais, a fortalecer nossa organização política e, assim, incidir como sujeito político e coletivo na ampliação da consolidação do projeto ético-político profissional.
Venha refletir e debater conosco sobre as propostas de nossa chapa para o CFESS tecendo na luta a manhã desejada!
Quem somos:
Presidente: Maurílio Castro de Matos / RJ – Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caixas e Professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi 2º secretário do CRESS 7ª Região (gestão 1999-2002), tesoureiro da ABEPSS (gestão 2009-2010) e Conselheiro do CFESS (gestão 2011-2014).
Vice-presidente: Esther Luíza de Souza Lemos / PR – Assistente Social. Professora adjunta no curso de Serviço Social da UNIOESTE. Foi vice-presidente da ABEPSS – Região Sul I (2001-2002) e conselheira do CFESS na gestão 2011-2014. Representou a atual gestão do CFESS no Fórum Nacional de Trabalhadores/a do SUAS – FNTSUAS (2011-2013).
1ª secretária: Tânia Maria Ramos Godoi Diniz / SP – Assistente Social. Professora adjunta no curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Baixada Santista. Foi vice presidente da ABEPSS – Região Sul II (2001-2002), presidente do CRESS-SP (2002-2005) e conselheira do CFESS nas gestões 2005-2008 e 2008-2011. É representante do CFESS no Fórum Nacional da Reforma Urbana desde 2005.
2ª secretária: Daniela Castilho / PA – Assistente Social da Fundação Curro Velho do Estado do Pará. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas – NEPEM – do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFRJ. Tem experiência em áreas de assentamento do Movimento dos Sem-Terra (MST) no Pará.
1ª Tesoureira: Sandra Teixeira / DF – Assistente Social. Professora adjunta no curso de Serviço Social da UnB, onde é coordenadora de Estágio em Serviço Social desde 2011. Foi 1ª Secretária do CRESS 8ª Região (Gestão 2005-2008). Representou a atual gestão do CFESS na Comissão de Financiamento do Conselho Nacional de Saúde.
2ª Tesoureira: Nazarela Rêgo Guimarães / BA – Assistente Social do Hospital Roberto Santos desde 1990 e Coordenadora do Serviço Social desde 2004, ex conselheira do CRESS 5a Região por duas gestões.
Conselho Fiscal:
Juliana Iglesias Melim / ES – Assistente Social. Professora do curso de Serviço Social da UFES; Foi vice-presidente do CRESS 17ª Região/ES na gestão 2008 – 2011 e conselheira 1ª tesoureira do CFESS na gestão 2011 – 2014.
Daniela Neves / DF – Assistente Social. Professora adjunta no curso de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB. Foi da direção nacional da ABEPSS (gestão 2011-2012). Representou a ABEPSS no Fórum Nacional de Trabalhadores/as do SUAS – FNTSUAS (2011-2012) e na Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CFESS (2011 – 2012).
Valéria Coelho / AL – Assistente Social da secretaria de educação do município de Maceió. Foi assistente social no Hospital Universitário da UFAL Esteve Presidente do Conselho Regional de Serviço Social 16ª região (2011/2014).
Suplentes:
Alessandra Ribeiro de Souza / MG – Assistente Social. Foi coordenadora da Estratégia de Saúde da Família do município de Leopoldina MG (2010/2012) e atualmente é professora da faculdade de Serviço Social do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete. Foi Conselheira secretária da seccional Juiz de Fora (gestão (2008/2011) e Conselheira do CFESS (gestão 2011-2014). Foi representante do CFESS no Conselho Nacional de Saúde.
Josiane Soares Santos / SE – Assistente Social. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe com inserção na graduação e no Mestrado em Serviço Social da referida instituição. Ex-presidente do CRESS-18ª região/SE (gestão 1999-2002) e ex-vice-presidente regional da ABEPSS-região Nordeste (gestão 2009-2010).
Erlenia Sobral do Vale / CE – Assistente Social Professora adjunta no curso de Serviço Social da UECE. Militou no movimento estudantil da UECE, na ABEPSS e ANDES/SN.
Lilian da Silva Gomes Melo / AM – Assistente Social. Professora da Faculdade Literatus e da Salesiana Dom Bosco. Foi Presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (gestão 2011-2014)
Marlene Merisse / SP – Assistente Social Aposentada na Secretaria Municipal de Assistência Social do município de São Paulo. Professora de curso de graduação em Serviço Social e em cursos de pós-graduação (aperfeiçoamento e especialização) em gestão de políticas públicas e gestão do SUAS. Vice-presidente da ABEPSS-Região Sul II, nas gestões 1998 e 2000. Integrou a direção do CRESS-SP (2008-2011) e fez parte da direção do CFESS (2011 -2014).
Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga / PB – Assistente Social, funcionária pública do INSS – Gerência Executiva de João Pessoa/PB, exerce o cargo de Responsável Técnica do Serviço Social.
Maria Bernadette de Moraes Medeiros / RS – Assistente Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Conselheira do CFESS na Chapa “Atitude Crítica para Avançar na Luta (2008-2011). Atualmente cedida ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para integrar a Assessoria Técnica e de Planejamento da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos – SJDH-RS.
Solange da Silva Moreira / RJ – Assistente Social e coordenadora da Residência Multiprofissional em saúde mental do Instituto Municipal Philippe Pinel. Foi conselheira do CRESS 7ª Região por duas gestões (2005 e 2008 e gestão provisória em 2008)
Hirley Ruth Neves Sena / MS – Assistente Social da Previdência Social- INSS, atua na função de Responsável Técnica do Serviço Social na Gerência Executiva do INSS em Campo Grande/MS, atualmente integra a Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores do INSS-SINTINSS/MS;
ALGUMAS PROPOSTAS:
¸ atualizar a pesquisa sobre o perfil dos/as assistentes sociais com foco em suas condições de trabalho e formação profissionais;
¸ intensificar a campanha nacional em defesa de concurso público para assistentes sociais em todos os espaços sócio-ocupacionais;
¸ prosseguir com as ações políticas e legais para o cumprimento da Lei Federal nº 12.317/2010, que estabelece jornada de 30 horas semanais, sem redução de salário, para todos/as os/as Assistentes Sociais;
¸ articular e fomentar uma rede de comunicação entre profissionais e movimentos sociais na denúncia de violação de direitos;
¸ promover debates junto aos/as assistentes sociais na perspectiva de um Serviço Social laico, contra práticas e/ou condutas de cunho religioso no exercício profissional;
¸ dar continuidade ao Plano de Lutas em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior;
¸ articular, juntamente com a ABEPSS e a ENESSO, visitas às universidades públicas que não possuem cursos de Serviço Social, para estimular a sua abertura;
¸ contribuir para o fortalecimento dos Fóruns de Supervisão de Estágio em âmbito estadual, regional e nacional;
¸ realizar Encontro de Seguridade Social com o objetivo de aprofundar as reflexões da categoria e construir estratégias coletivas de enfrentamento às investidas reducionistas;
¸ dar continuidade à implementação da agenda em defesa da seguridade social pública e universal;
¸intensificar a luta, juntamente com outras organizações políticas dos trabalhadores, pela aprovação do PL Educação, o qual define a inserção de profissionais da psicologia e do serviço social na rede pública de educação básica.
Para conhecer na íntegra as propostas, consultar:
Blog: tecendonaluta.blogspot.com
Facebook: tecendo na luta a manhã desejada – chapa 1
Twitter: @cfesschapa1