No dia 29 de junho, acontece o segundo encontro da multiplicação do Curso Ética em Movimento realizado na Seccional de Volta Redonda (Sul Fluminenses). Apesar de o curso ter sido iniciado, quem tiver interesse de participar dos módulos ainda pode se inscrever. No entanto, para que a participação seja válida, a participante não poderá apresentar falta no decorrer dos encontros.
Durante o primeiro encontro, as assistentes sociais puderam refletir sobre as questões éticas que envolvem o exercício profissional com a professora Áurea Dia, professora da Escola de Serviço Social da UFF-Niterói.
“Uma possibilidade de capacitação para as profissionais que estão longe da academia. Reconhecer quais são os valores éticos que predominam na sociedade e esbarram em nosso fazer profissional. O curso também busca incuti na categoria a reflexão sobre as condições do exercício profissional”., explica a assistente social.
A assistente social de Resende Tatiana Figueiredo atua na política de assistência. Para ela debater a ética implica em algo que reflete não só a discussão entre a categoria, mas a própria relação com seus usuários.
“Esse é um espaço de formação continuada. Aqui conseguimos trocar e debater informações com colegas que atuam em outros da região municípios, mas que vivem os mesmo problemas. Hoje sabemos que o momento histórico pode se apresentar como entrave, mas por outro lado abre a necessidade de uma organização mais ampla”, afirmou sobre a importância do curso.
As conselheiras da Seccional Volta Redonda (Sul Fluminense) Cristiane Alves e Suellen Bittencourt destacam que além da formação permanente da categoria, o curso também busca integrantes para que seja formada a comissão de instrução de processos éticos (ouvir as partes, reunir, compor elementos para na hora do julgamento do processo ético a comissão permanente de ética ter dados para dar o veredito final).
“Para compor uma comissão precisamos que nossa base se aprofunde no debate durante esse curso”., defendem.
As pessoas que buscam fazer o curso não possuem a obrigação de compor a comissão de instrução.
PROGRAMAÇÃO:
Módulo 1 – Ética e sociedade (já ocorreu)
15/06 – 13 às 21:00h
Professora Áurea Dias – Assistente social, professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói
Módulo 2 – Ética e práxis profissional
29/06 – 13 às 21:00h
Professora Yolanda Guerra – Assistente social, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ
Módulo 3 – Ética e Direitos Humanos
13/07 – 13 às 21:00h
Professor Jefferson Lee Ruiz – Assistente social, professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ, assessor de diretoria do CRESS-RJ
Módulo 4 – Ética e Instrumentos Normativos
27/07 – 13 às 21:00h
Professor Charles Toniolo – Assistente social, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ, coordenador da Comissão Ampliada de Ética do CRESS-RJ
Professora Mônica Arkader – Advogada, assessoria jurídica do CRESS-RJ