Dia Nacional da Saúde o Movimento Chega de Descaso
Quarta, 5 de agosto às 16h
Praça XV – Rio de Janeiro
No Dia Nacional da Saúde o Movimento Chega de Descaso convida a todos para um dia com muita música, poesia e arte na Praça XV.
Vamos conversar sobre a defesa do direito a saúde, e se manifestar em prol de uma saúde pública digna e eficaz para todo brasileiro. Teremos intervenções artísticas com apresentação de bandas, coletivos teatrais, poesias, entre outras performances, e teremos uma grande roda de conversa.
Saúde é um direito garantido pela constituição federal, que diz em seu Artigo 196 que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
No entanto temos visto nossos governantes tratarem a saúde com descaso, sucateando o SUS, desviando verbas ou reduzindo os recursos destinados a saúde, privilegiando a iniciativa privada numa descarada ação de mercantilização da saúde. Saúde não é mercadoria e não podemos tolerar sermos tratados como tal.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), rejeitou o pedido de criação da CPI dos Planos de Saúde alegando “falta de foco”. Contudo, o parecer da Consultoria Legislativa da Câmara afirma exatamente o contrário, “o pedido atende perfeitamente todo o necessário para que se instale a CPI respectiva”. Para a criação da CPI foram recolhidas cerca de 200 assinaturas de apoio e obedece a todos os requisitos necessários para sua instalação.
Em estudo publicado pela Lígia Bahia e Mário Scheffer foi identificado que empresas como Amil, Bradesco Saúde, Qualicorp e grupo Unimed doaram, juntas, quase R$ 52 milhões para as campanhas eleitorais de 2014. O total doado contribuiu com 131 candidaturas de 23 partidos em todos os pleitos.
Segundo denúncias, o presidente da Câmara recebeu recursos da Bradesco Saúde em sua campanha eleitoral e foi relator da MP 627, que anistiava os planos de saúde em dois bilhões de reais. Sem falar em seu possível envolvimento na Operação Lava Jato.
P A R T I C I P A Ç Õ E S:
– Roda de Conversa sobre atual situação da saúde pública (18h às 19h30)
Coletivos de Poesias :
– Fui crime. Serei poesia!
– Ratos di Versos
– Rodrigo Bodão
– Delayne Brasil
Música :
– Ludi Um E As Cabeças
– Blocato
– André Saisse
– Samba Nonsense
– Astro Venga
– Fábrica Nômade Sonora (21hs)
Arte circense / teatro :
– Arte Andarilha
Dança/ balé e pernaltas :
– Conceição Carlos
CHEGA DE DESCASO!