O V Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS) será realizado de 28 a 30 de outubro de 2015 na cidade de Florianópolis/SC, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A temática central do encontro será “O Desafio da interdisciplinaridade e a contribuição da Residência para a (re)afirmação do SUS”, com o intuito de promover a discussão acerca da atuação das equipes multiprofissionais de forma interdisciplinar no cuidado à saúde, entre os diversos atores sociais ligados aos programas de residências em saúde do Brasil.
O Fórum Nacional de Residências em Saúde (FNRS) é uma instância organizativa e de articulação política dos residentes na luta em defesa de programas de residências em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se por um espaço de encontro de profissionais de saúde em formação, na modalidade de residência em saúde, que possibilita compartilhar experiências, discutir ideários, propor ações em defesa do SUS e da qualificação dos programas. Organiza-se e atua de forma aberta e descentralizada, por meio dos Coletivos Estaduais, Regionais, Locais e participações individuais.
O FNRS já realizou quatro encontros nacionais nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Sendo que o I ENRS ocorreu em Rio de Janeiro/RJ, fazendo parte do encontro da Rede Unida. O II ENRS foi realizado em Porto Alegre/RS e organizado concomitantemente ao 10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que teve como objetivo articular “O Movimento Nacional de Residências em Saúde” e os seguimentos de gestores, trabalhadores, residentes, usuários, tutores e preceptores para a consolidação de uma Política Nacional de Residências em Saúde comprometida com o SUS. O III ENRS foi sediado em Fortaleza/Ceará e teve como tema “Educação Permanente no Brasil: desafios para as residências em um contexto de precarização e privatização do SUS”. No IV e último ENRS realizado em Recife/Pernambuco a educação permanente volta a ser temática central com o título: “Residências em Saúde como Estratégia de Educação Permanente para o Fortalecimento do SUS”.
Esses encontros vêm sendo reconhecidos como espaço de aproximação e diálogo entre os diversos atores que compõem os programas de residências em saúde (residentes, preceptores, tutores, coordenadores), bem como entre trabalhadores da área de saúde, gestores, usuários e instituições, o que propicia troca de experiências, discussões, democratização e participação social através de rodas de conversa, grupos de trabalho, elaboração de relatório final com sugestões de melhorias nos programas de residências e compartilhamento de atividades culturais. Além disso, proporciona produção e divulgação científica acerca do trabalho em saúde voltado para o SUS e de experiências exitosas desenvolvidas nos programas de residências em todo o Brasil.
Mais informações, acesse: http://venrs.fepese.org.br/