Nota de Repúdio – Série de reportagens “Famílias do Crack” do SBT
 
Vimos a público manifestar nosso repúdio à série de reportagens intitulada “Famílias do Crack”, veiculada pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT em seu programa SBT-Rio. Isso decorre do fato deste programa haver exposto de maneira depreciativa e inaceitável diversas pessoas que frequentam algumas cenas de consumo de crack na cidade do Rio de Janeiro, agindo de maneira irregular, ilegal e irresponsável, através do uso de câmeras escondidas, sem a devida autorização ou consentimento desses sujeitos e sem nenhuma forma de proteção de suas imagens.
 
É inaceitável a forma violenta como as histórias e as vidas dessas pessoas e de seus familiares foram invadidas e expostas em rede nacional através da veiculação de imagens e depoimentos não-autorizados, atingindo de maneira dolosa e inequívoca a sua própria condição de sujeitos de direitos e cidadãos.
 
Além disso, é preciso salientar a imensa irresponsabilidade da equipe do SBT, acarretando a exposição a riscos variados de um conjunto de profissionais e atores sociais que desenvolvem ações no campo da saúde e da assistência social, dentre outros, cujos vínculos, permanência e continuidade de suas ações está doravante ameaçada devido a essa ação irregular e ilegal, desenvolvida à revelia de todos os envolvidos.
 
Cabe por fim aqui registrar que todas as medidas judiciais possíveis já estão sendo tomadas junto aos órgãos competentes.
 
 
Subscrevem essa nota as seguintes instituições e pessoas relacionadas abaixo:
 
Redes da Maré
 
Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC)
 
Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-RJ)
Image converted using ifftoany