O Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ), junto com o Fórum de Saúde, tem empreendido lutas contra todas as formas de privatização das políticas sociais, contra o desmonte do SUS público estatal e contra as medidas do atual governo de fortalecimento do setor privado de saúde e desestruturação da Rede Federal de Saúde.

No último dia 05 de julho ocorreu na Sede do CRESS-RJ, a Plenária da Frente em Defesa dos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro. Neste sentido, convocamos toda a nossa categoria a se MOBILIZAR e se ORGANIZAR nos espaços de luta pela saúde, bem como DENUNCIAR as instituições públicas onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar usuários e/ou profissionais.

Segue abaixo os informes da 1ª PLENÁRIA DA FRENTE EM DEFESA DOS INSTITUTOS E HOSPITAIS FEDERAIS DO RJ.

Local: Sede do CRESS-RJ

Participantes:

– Movimento de base da Saúde Federal: Comando de Mobilização da Saúde Federal, INTO Mobiliza, Associação dos Servidores de Ipanema, Núcleo Sindical dos Servidores de Ipanema e Movimento de Base dos Servidores do Estado.

– Parlamentares: Vereador (PSol) Paulo Eduardo Gomes e Mandato do Deputado Estadual (PSol – RJ) Flávio Serafini.

– Centrais e sindicatos: Conlutas, CTB, Sindspev-RJ, Sindicato dos Médicos e ASSERVISA-RJ.

– Conselhos profissionais: Enfermagem, Serviço social, Nutricionistas e Fonoaudiologia.

– Partidos: Setorial de Saúde do PSol e PCB.

– Movimentos: Fórum de Saúde do RJ, Fórum de Qualidade de Vida e Movimento de Luta Antimanicomial.

Encaminhamentos:

1. Elaboração do documento sobre a reorganização da rede (especialização);
  2. Ato de lançamento da Frente, 10/07 às 10h no Andaraí – concentração às 8:30 para panfletagem na porta da unidade.
  3. Reunião da Frente com o NERJ com ato de rua (data à combinar).
  4. Grupo de trabalho para auxiliar na elaboração de um documento para ser apresentado ao judiciário sobre a falta de pessoal, insumos e fechamento de serviços, proposto pelo mandato do Deputado Flávio Serafini.
  5. Grupo operativo no whatsapp com representações por entidades, movimentos e mandatos.
  6. Divulgação da página da frente o facebook pelas entidades da frente.
  7. Próxima plenária 17/07/17 às 18h no SINMED.

End. SINMED:

(Av. Churchill, 97 – 11 andar)

https://www.facebook.com/ FrenteSaudeFederal2017/

aaa