Foi com o objetivo de ampliar os meios de relacionamento com a categoria e disseminar conteúdos voltados para a compreensão e a transformação da realidade social que, em setembro de 2019, nasceu o PodCRESS Rio — o podcast do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESS RJ).

Desde então, o Conselho vem divulgando e debatendo, através de arquivos de áudio que podem ser acessados pelas principais plataformas digitais, temas diversos e de interesse das assistentes sociais a partir de relatos da própria categoria e de integrantes de movimentos sociais.

Em um ano de existência, mais de 20 edições do PodCRESS Rio foram disponibilizadas nas redes com as mais variadas temáticas. Dentre elas, destacam-se alguns episódios que trouxeram relatos de profissionais da linha de frente na pandemia da covid-19.

Acessibilidade em pauta na edição de um ano do PodCRESS Rio

Também no mês de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data, 21/09, foi escolhida pela proximidade com a primavera — uma representação da renovação das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

É um momento que convida à reflexão e à busca de caminhos e formas de divulgação das lutas por uma política de acessibilidade que possibilite a participação efetiva de todos e todas. Por isso, este foi o tema escolhido para pautar a edição de um ano do PodCRESS Rio, que já está disponível nas principais plataformas digitais!

No programa, a assistente social Marcelle Pinto da Silva falou sobre acessibilidade a partir de suas vivências no processo de formação em Serviço Social.

O PodCRESS Rio n° 21 marca também a abertura de uma importante campanha que foi sugerida pelas assistentes sociais da base do CRESS RJ. Afinal, o que é acessibilidade?

A campanha consiste em um conjunto de materiais informativos em diferentes tipos de mídia que serão disponibilizados pelo Conselho nas próximas semanas. O objetivo é ampliar o olhar sobre a pessoa com deficiência e contribuir para o reconhecimento dos benefícios e garantias constitucionais que fortaleçam o acesso e a inclusão.

Escute aqui o PodCRESS Rio #21 Acessibilidade Já

Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)