O Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ) divulgou mais uma edição do seu podcast, o PodCRESS Rio.

No programa, o assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Camilo de Jesus, falou sobre o INSS Digital, antes e durante a pandemia da covid-19.

Escute aqui o PodCRESS Rio #23

Segundo Camilo, que também é membro da Comissão Nacional de Assistentes Sociais da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), órgão de representação política da categoria na Previdência Social, o INSS Digital é uma política de governo que teve seu projeto piloto implementado no início de 2017.

“Mas essa política não é somente para o INSS, e sim para toda esfera do serviço público como uma das formas de dar respostas e ajustes às demandas do capital”, salientou o assistente social em trecho do programa.

Para ele, no âmbito da Política de Previdência Social, o INSS Digital passou a ganhar várias facetas. A primeira delas está voltada para a população usuária, que vem encontrando dificuldade de acesso ao canal ‘Meu INSS’ – aplicativo que condensa mais de 90 serviços diferentes que antes eram prestados de forma presencial nas agências. E no contexto da pandemia, a procura pelo ‘Meu INSS’ cresceu abruptamente.

Outra faceta apontada pelo assistente social está voltada para a dinâmica de trabalho dos servidores da autarquia: o teletrabalho, o trabalho semi-presencial e, em tempos de pandemia, o trabalho remoto. Camilo destacou, ainda, a defasagem de trabalhadores/as, que segue crescente no INSS.

“Podemos dizer que o INSS Digital e suas facetas são mecanismos que os governos estão usando para substituir a força de trabalho pela inteligência artificial, restringir direitos, considerando a dificuldade de acesso e manuseio da população usuária, reduzir custos operacionais e terceirizar e privatizar os serviços e a política social em si”, destacou Camilo.

Em conjunto com entidades representativas dos trabalhadores/as e órgãos de defesa dos direitos sociais, o Conjunto CFESS-CRESS segue trabalhando desde 2017 para evidenciar as consequências da implementação do INSS Digital sem a devida preocupação com a inclusão e sem garantia do acesso à informação e aos direitos.

Escute aqui o PodCRESS Rio #23 – INSS Digital com Camilo de Jesus

Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)