Por meio virtual, Conselho Pleno do CRESSRJ debateu planejamento estratégico

A Gestão 2020-2023 do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ), ‘Quem Cede a Vez Não Quer Vitória’,  “Na luta que a gente se encontra” (Seccional Sul Fluminense) e “Vamos precisar de todo mundo” (Seccional Norte Fluminense), vem se reunido quinzenalmente em ambiente virtual, devido à pandemia da covid-19.

E no último dia 27/02, aconteceu mais uma reunião online do Conselho Pleno. Na pauta, a avaliação das ações e o planejamento estratégico da instituição.

O Conselho Pleno é a reunião de caráter deliberativo que determina as ações, planos e projetos do CRESSRJ. O último encontro foi conduzido pela assessoria política, gerência administrativa e assessoria contábil do regional, que fizeram uma avaliação dos primeiros nove meses da nova gestão.

Conforme destacado pela assistente social e conselheira do CRESSRJ, Ana Paula Baião, o planejamento estratégico realizado no último dia 27/02 possibilitou que as conselheiras e conselheiros olhassem de forma mais ampla para os planos e metas para os próximos meses.

“Tivemos discussões muito profundas sobre a organização da entidade. Pensando a partir da missão, da visão e do nosso projeto ético-político. Isso é planejar de forma estratégica. Olhar para os diversos aspectos e pensar as nossas ações. Já havíamos feito isso em outubro do ano passado e, neste ano, estamos revisitando esse planejamento”, avaliou Ana Paula.

“Se quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe vá em grupo”

Partindo deste provérbio africano, a assessora política do CRESSRJ, Carolina Rocha, abriu o ponto destinado à discussão do planejamento estratégico ainda na parte da manhã.

Para ela, o planejamento nos fortalece enquanto coletivo. E, diante do atual cenário, mais do que nunca, é necessário organizar ações de forma estratégica. Em defesa dos interesses da categoria de assistentes sociais e garantindo a fiscalização e orientação do exercício profissional.

Após o almoço, o Conselho Pleno seguiu com a exposição da gerente administrativa Helena Francisco, que falou a respeito das orientações para o planejamento estratégico.

Em seguida, foi a vez do assessor contábil do CRESSRJ, Robson Lopes, iniciar sua apresentação, pensada com o objetivo de trazer uma visão geral sobre o orçamento e como ele deve ser organizado.

Na avaliação da assessora política Carolina Rocha, gestores/as, trabalhadores/as e prestadores/as de serviço têm mantido um esforço contínuo para que o CRESSRJ siga cumprindo sua missão. Nos últimos meses, apesar do contexto político, econômico e social caótico, foi possível construir avanços importantes no que tange aos fluxos e procedimentos e questões administrativas da autarquia.

Neste período, o Conselho elaborou um Plano de Contingenciamento que vem norteando o trabalho diante dos novos tempos e realizou um número considerável de encontros, eventos, reuniões e oficinas para orientar a categoria. Além de fiscalizar, notificar e publicizar as irregularidades enfrentadas pelas/os assistentes sociais.

“E seguimos no esforço para melhorar a experiência sobre os indicadores gerados pelas ações realizadas, a transparência do trabalho, a segurança dos dados e a agilidade no atendimento. No último sábado, pudemos identificar as prioridades e elencar as possibilidades para implementar as mudanças que queremos. Certos(as) de que é constante o nosso compromisso com a categoria e a sociedade”, salientou a assessora política.