Gestão 2020-2023 faz balanço do primeiro ano de trabalho frente ao regional

Parabéns, ASSISTENTE SOCIAL, por mais este dia 15 de maio!

Para comemorar a data, o CRESS Rio de Janeiro preparou uma programação especial com diversas atividades que, em decorrência da pandemia da covid-19, estão acontecendo de forma virtual. Exercício Profissional na pandemia é o tema. Lives, oficinas e debates virtuais estão ocorrendo durante todo o mês!

Confira aqui a programação completa

Também no dia de hoje, a Gestão triênio 2020/2023 (Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória”, Seccional Norte Fluminense “Vamos Precisar de Todo Mundo” e Seccional Sul Fluminense “Na Luta Que a Gente se Encontra”) completa um ano de trabalho frente ao CRESSRJ!

“Uma gestão que na composição é bastante heterogênea, mas com seus ideais afinados com a coletividade de assistentes sociais, outras profissões e movimentos sociais. Esses que coadunam com os princípios ético-políticos, reforçando o trabalho de base, resistindo a cada instante e não cedendo a vez no decorrer deste triênio” (Luciane Amaral, presidenta do CRESSRJ).

Gestão 2020-2023 faz balanço do primeiro ano de trabalho

O Conjunto CFESS-CRESS seguia em pleno processo eleitoral para as gestões 2020/2023 quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de pandemia pelo novo coronavírus. E com a crise sanitária instaurada, o mundo foi obrigado a viver em outro compasso.

Na medida em que a pandemia avançava, agravando país afora as já latentes expressões da questão social em um contexto de acirramento das ofensivas do capital sobre a classe trabalhadora, cresciam também os desafios enfrentados por assistentes sociais no cotidiano do fazer profissional.

Nesse contexto, a Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória”, eleita para assumir a direção do CRESSRJ no triênio 2020/2023, não pôde realizar uma cerimônia de posse presencial. Mas o trabalho precisou começar no mesmo dia. E de lá para cá, foi um ano inteiro sem ceder a vez na história!

“Iniciamos remotamente no dia 15 de maio de 2020, em um momento nunca antes vivenciado no Conjunto CFESS/CRESS, diante de um cenário que complexificou ainda mais os desafios deste triênio. A pandemia do novo coronavírus descortinou as principais mazelas do sistema capitalista, agudizando as expressões da questão social e, com isso, agravando as demandas existentes e trazendo novos óbices para o exercício profissional”, destacou a conselheira presidenta do CRESSRJ, Luciane Amaral.

Foram múltiplos os obstáculos que exigiram dos Conselhos Profissionais a reformulação das suas dinâmicas, ajustando em caráter de excepcionalidade o funcionamento e planejamento. A situação exigiu novas estratégias de atuação e articulação para dar respostas ao cenário de crise e, mais do que nunca, foi preciso reformular e se adaptar.

O CRESSRJ não parou!

Com a re-implantação do site do CRESSRJ, o suporte à categoria foi potencializado através da plataforma online. Os atendimentos relacionados a inscrições, cancelamentos, negociações, emissões de boletos e orientações gerais também seguem acontecendo por e-mail e telefone.

Com o surgimento de novas oportunidades de trabalho para a categoria, a procura pelo setor de Registro e Anuidade se intensificou. Com isso, foi necessário traçar uma estratégia de atendimento para quem demandava um serviço mais ágil, sem prejudicar as etapas internas pelas quais todas as solicitações precisam passar.

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) seguiu realizando seu trabalho com atendimento em regime de rodízio, através do e-mail e também por contato telefônico.

As solicitações recebidas pela COFI tiveram ampla cobertura. Diversos municípios entraram em contato com pautas sobre condições éticas e técnicas para o trabalho, a ausência de equipamentos de segurança individual (EPI), a requisição de atribuições indevidas, a ética, o registro e o sigilo profissional.

Além das orientações imediatas, foram encaminhados documentos para as instituições no intuito de garantir a manutenção das condições éticas e técnicas do trabalho e a segurança em saúde de assistentes sociais. Para a categoria, foram emitidas diversas notas de orientação. Outra atuação necessária por parte do Conselho foi incidir para adequação de editais de processos seletivos.

A era digital, com todas as novas possibilidades de engajamento, divulgação e fluxo da importância da profissão, foi bravamente explorada pela gestão. Dessa forma, os Conselhos Plenos, Grupos de Trabalho e reuniões de planejamento seguiram acontecendo regularmente por via remota.

Os aparatos tecnológicos também possibilitaram a continuidade dos trabalhos realizados pelas Comissões Temáticas e Núcleos de Base (NUCRESS), que garantiram o compromisso da entidade com suas bases em tempos de necessário distanciamento.

Conforme apontado pela conselheira vice-presidenta do CRESSRJ, Ana Paula Cardoso, é sabido que essas tecnologias não são acessíveis a todas as pessoas. Mas, mesmo com todas as dificuldades vivenciadas com a crise sanitária, foi possível articular a participação de assistentes sociais que nunca haviam adentrado nas estruturas do Conselho.

“Pode-se sinalizar como um aspecto positivo dessa atuação remota o aumento extremamente significativo da participação da categoria advinda de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro nas reuniões e lives das Comissões Temáticas e NUCRESS. Com destaque para a participação maciça da categoria nas etapas participativa, propositiva e consultiva, realizadas em julho de 2020”, lembrou Ana Paula

Nesse período, foi possível vislumbrar um aumento considerável de pessoas participando das atividades do Conselho. Profissionais que fizeram questão de atuar no planejamento do triênio. O CRESSRJ É NOSSO: esse foi um dos lemas da atual gestão, ainda em eleições.

O nosso luto é a nossa luta coletiva

Mesmo com o cancelamento dos eventos presenciais do CFESS e dos CRESS, em razão da pandemia e conforme estabelecido na Resolução CFESS nº 949/2020, as entidades não abriram mão dos debates e reuniões descentralizadas, onde as novas gestões e a base profissional puderam dialogar e construir propostas de ações, garantindo a realização de uma consulta pública a assistentes sociais de todo o país.

O resultado desses encontros virtuais e a sistematização da consulta pública foram debatidos na Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que definiu, entre os dias 2 e 4 de outubro de 2020, a agenda de ações para o triênio. A plenária contou com a participação das gestões e da base de assistentes sociais.

Em setembro de 2020, o CRESSRJ participou do 13o Seminário Nacional de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofis) do Conjunto CFESS-CRESS. Foram dois dias de discussões bastante proveitosas que pautaram a importância do trabalho de assistentes sociais no contexto da pandemia, o atendimento à população e acesso a direitos.

A primeira mesa-redonda do seminário virtual, “A Política Nacional de Fiscalização e os Desafios da Orientação e Fiscalização no Contexto da Pandemia”, teve os debates conduzidos pela presidenta do CFESS Elizabeth Borges e pela agente fiscal da Seccional Norte Fluminense do CRESSRJ, Maria de Fátima Valentim.

Em dezembro de 2020, o CRESSRJ também esteve presente no 2o Seminário Nacional das Comissões Permanentes de Ética do Conjunto CFESS-CRESS, um espaço coletivo de aprendizados, reflexões, trocas de experiências e informações acerca das ações desenvolvidas pelos CRESS no interior das Comissões Permanentes de Ética (CPEs).

A atividade promoveu debates acerca da composição das CPEs no âmbito dos CRESS e contou com a participação de conselheiros e conselheiras, trabalhadores e trabalhadoras das entidades e assistentes sociais da base dos regionais.

Segundo avaliação da delegação do CRESSRJ, as discussões e reflexões apresentadas no Seminário trouxeram conteúdos que irão auxiliar na organização e concretização das funções atinentes à CPE da entidade. A potência dos debates, as orientações oferecidas e a qualidade do material e das experiências apresentadas viabilizaram, conforme destacado pela delegação, importante aquisição de conhecimento e subsídios

A gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória”, aberta ao aprendizado cotidiano, vem criando estratégias para oferecer o seu melhor. Seja nos minicursos, nas postagens nas mídias sociais e na orientação e fiscalização do exercício profissional. Nas dificuldades e também nas pequenas conquistas!

“A categoria pode esperar muita resistência, muito trabalho e muito afeto de uma gestão aguerrida, crítica e propositiva. Diante de um contexto de grave crise política, seguiremos na luta pela manutenção e conquistas de direitos, por meio da orientação e fiscalização do exercício profissional em seus diversos campos de atuação. Em defesa do nosso projeto ético-político, pautado na busca por uma nova sociabilidade”, salientou Ana Paula.

Entre o ideal e o possível, defender o SUS, o compromisso com a educação de qualidade, pública e gratuita, condições dignas de trabalho e moradia e a efetivação de políticas públicas que assegurem cidadania, torna-se, hoje, ainda mais fundamental e urgente. Bandeiras de luta que fazem parte dos princípios éticos-políticos do Serviço Social, que permeiam as ações do CRESSRJ e também norteiam as funções precípuas de orientação e fiscalização.

“A política não se situa no pólo oposto ao de nossa vida. Desejemos ou não, ela permeia nossa existência, insinuando-se nos espaços mais íntimos”. (Angela Davis)

Confira aqui a programação completa das atividades previstas para o mês de maio 2021

Confira o Plano de Ações e Orçamento 2021, documento que publiciza as ações que serão desempenhadas pelo CRESSRJ ao longo deste ano e o orçamento previsto para essas atividades.

Também está disponível o último Relatório Integrado de Gestão, com detalhamento das ações e a prestação de contas realizadas para o ano de 2020.