Pelo segundo ano consecutivo, a Gestão 2020-2023 deliberou pela manutenção dos valores da anuidade, taxas e emolumentos

A diretoria do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ), Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023) deliberou em reunião do Conselho Pleno, realizada no mês de outubro de 2021, que o valor da anuidade referente ao ano de 2022 será o mesmo praticado nos exercícios 2020 e 2021, além das taxas e emolumentos.

A decisão foi tomada em função das dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19, que segue afetando diretamente o cotidiano das assistentes sociais e impondo uma série de desafios aos Conselhos Profissionais.

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é o responsável por determinar anualmente os patamares aplicados aos valores das anuidades. A partir dos parâmetros mínimos e máximos estabelecidos pelo CFESS, os regionais deliberam, juntamente com suas bases, o valor que será aplicado em cada CRESS.

Para 2022, conforme Resolução n° 980/2021, o Conjunto CFESS-CRESS optou pela manutenção dos níveis aplicados aos valores das anuidades de 2020 e 2021.

Entretanto, também em razão da pandemia e das medidas de distanciamento como forma de prevenção de contágio, as etapas consultivas e deliberativas previstas no Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS precisaram ser canceladas, de acordo com o determinado pela Resolução CFESS 975/2021.

Por isso, conforme estabelecido pela Resolução CFESS n° 980/2021, coube ao Conselho Pleno do CRESSRJ deliberar pela manutenção dos valores, taxas e emolumentos praticados em 2020 e 2021.

Conheça os valores da anuidade 2022

Pelo segundo ano consecutivo, o valor da anuidade permanece em R$ 525,87 com descontos sobre a cota única de até 15%.

O boleto para pagamento da anuidade deve ser gerado na plataforma online do CRESSRJ, que conta também com a possibilidade de pagamento via cartão de crédito.

Confira a tabela de descontos sobre a cota única por data de pagamento:

15% de desconto até o dia 15 de fevereiro de 2022 (R$ 446,99)
10% de desconto até o dia 15 de março de 2022 (R$ 473,28)
5% de desconto até o dia 15 de abril de 2022 (R$ 499,58)

Na plataforma online, também é possível parcelar a anuidade em até 6 vezes*.

* vencimento da primeira parcela em 15 de fevereiro de 2022.

Por que assistentes sociais precisam pagar a anuidade?

O pagamento da anuidade possibilita que o CRESSRJ defenda o exercício profissional no estado do Rio de Janeiro em sintonia com os princípios éticos e políticos do Serviço Social.

A anuidade é um tributo federal obrigatório àqueles(as) que exercem profissões regulamentadas e é a principal fonte de receita dos Conselhos. Somente através dela é possível desenvolver as atividades públicas, de relevância social e política, que nos são precípuas.

Dentre essas atividades, destacamos a promoção de espaços de debates que visam a orientação a partir de discussões sobre o exercício da profissão e a fiscalização profissional.

Os Conselhos são autarquias federais criadas com o intuito de orientar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional. Neste sentido, prestam serviços aos profissionais inscritos nele e à população usuária dos serviços prestados por estes profissionais.

Todas essas ações só são possíveis graças à nossa participação!