Foram mais de 700 quilômetros percorridos e nove cidades visitadas. Ao todo, 62 municípios estiveram envolvidos na ação

Entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2022, o Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESS/RJ), por meio da Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória”, triênio 2020-2023, realizou a primeira edição do projeto itinerante DIP na Estrada.

A iniciativa teve o objetivo de garantir a distribuição dos Documentos de Identidade Profissional (DIP’s) disponíveis para retirada nas regiões afastadas da sede e das seccionais. Além da distribuição dos documentos, o projeto englobou diversas ações de orientação e foi direcionado às e aos assistentes sociais que residem e trabalham nos municípios abarcados pelos Núcleos de Base, os NUCRESS’s.

Os NUCRESS’s são coletivos criados em territórios distantes da sede e seccionais para proporcionar o diálogo da categoria no interior do estado com a direção regional. Cada núcleo abrange diversos municípios e possui um grupo de referência, que faz a ponte entre a diretoria do Conselho e a base profissional.

Foi justamente a mobilização das articuladoras de base em conjunto com a direção do CRESS/RJ e com as profissionais dos territórios que tornou realidade o projeto DIP na Estrada. A assistente social e articuladora do NUCRESS Luta em Ascensão, Edna dos Santos Rangel, teve um papel fundamental na organização da atividade no município de Paty de Alferes e destacou a importância dos núcleos de base para a defesa da profissão e do exercício profissional.

“Através desses coletivos é possível levar até o CRESS questões que atravessam o nosso cotidiano profissional. São as profissionais em seus territórios de atuação que sabem quais são as demandas que mais lhe afligem. O projeto foi também uma estratégia de aproximação do Conselho com a categoria do interior. Tendo uma articulação em cada município, o chamamento para a mobilização se torna mais eficaz”.

Foram mais de 700 quilômetros percorridos e nove cidades visitadas – essas definidas a partir do diálogo entre as articuladoras dos núcleos, a base profissional dos territórios e a direção do Conselho. Ao todo, 62 municípios estiveram envolvidos no projeto DIP na Estrada.

Orientação em Serviço Social

Além da distribuição dos DIP’s, também foram realizadas ações de orientação nas nove cidades visitadas. Os minicursos colocaram em debate diversas questões que perpassam o exercício profissional: produção de documentos e implicações ético-políticas; desafios para a atuação profissional; ética, direitos humanos e lutas sociais; autonomia; saúde no contexto pandêmico; instrumentos e técnicas; desafios para a atuação no CREAS.

Os minicursos, além de configurarem capacitação continuada, também tiveram como objetivo a orientação em Serviço Social. “Os temas que foram ministrados estavam alinhados justamente com as questões que a categoria enfrenta em seu dia a dia enquanto classe trabalhadora”, lembrou Edna.

Os DIP’s entregues nos eventos foram daquelas profissionais que, dada a solicitação do documento, declararam residir nos municípios de abrangência do NUCRESS que sediou cada atividade. Já os minicursos foram abertos a todas as profissionais e demais pessoas interessadas. O projeto seguirá acontecendo também em outros municípios abarcados pelos NUCRESS’s em 2023.