#DescriçãoDaImagem Na imagem, aparecem conselheiras do CRESS-RJ assistindo à apresentação da Seccional Norte Fluminense. A conselheira Ully Azevedo, da Seccional, uma mulher parda vestindo blusa verde, está sentada com um laptop em uma bancada a sua frente fazendo a apresentação. As outras conselheiras olham par Ully. Há cadeiras azuis espalhadas no auditório e as paredes são claras.

No dia 29 de junho, a Seccional Norte Fluminense apresentou o trabalho de sua atual gestão “Vamos de Mãos Dadas”, no CRESS-RJ. No mesmo dia, o Conselho Pleno também discutiu importantes pautas para a categoria na sede.

A Seccional Norte Fluminense, com sede em Campos de Goytacazes, é uma área de jurisdição constituída por 22 municípios e conta com 2515 Assistentes Sociais inscritas. Seu território abrange três núcleos: “Construção e Movimento”, “Integração e Liberdade” e “Ética, Lutas e Direitos”, sendo resultado da política de nucleação e interiorização do Conjunto CFESS/CRESS.

As profissionais Ully Azevedo, Léia Figueiredo, Gisele Leal, Márcia Estulano, Poliana Poeys e o profissional Anderson Fontes fazem parte da atual gestão da Seccional e têm construído coletivamente algumas ações que repercutem positivamente no trabalho desenvolvido pela categoria, a partir da experiência de descentralização, tanto no âmbito administrativo-financeiro quanto no campo das ações políticas.

“Importante destacar que a SNF, além de executar as funções precípuas do CRESS — com destaque ao trabalho da COFI e sua importância na construção da luta por melhores condições de trabalho —, promove, de forma estratégica, a descentralização política e administrativa, ao facilitar o acesso para assistentes sociais que se encontram distantes da Sede, permitindo a organização política da categoria na região de sua abrangência, em contínua articulação com o CRESS-RJ”, ressaltam em entrevista ao CRESS-RJ.

A gestão reforça ainda que “é relevante apontar as ações desenvolvidas no âmbito das articulações, entre elas, com as Universidades Públicas presentes na região, sobretudo no estágio, contribuindo com a formação. A Seccional atua também na ampliação e no fortalecimento da participação nos Conselhos de Políticas Públicas, nos movimentos sociais e nas lutas populares. Outro ponto forte é o fortalecimento da base através dos NUCRESS, da participação nas Comissões Temáticas e nos Grupos de Trabalho”.

O fortalecimento da atuação das Seccionais no território e sua participação em espaços como esse, no campo das funções precípuas, tem se tornado uma exigência e um desafio constante para os CRESS’s, o que torna o espaço dos Encontros Sede-Seccionais fundamental para o alinhamento e fortalecimento de ações vinculadas à política de interiorização.