Na tarde desta quarta-feira, 27, os palestrantes Jefferson Lee, professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ e Maria Helena Zamora, professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da PUC RJ e membro do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura realizaram debate sobre “A política e a situação de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro”. O presidente do CRESS RJ, Rodrigo Lima foi o mediador da conversa. Entidades civis e políticas também estiveram presentes à reunião.
Os participantes puderam discutir as ações dos governos, estadual e municipal, articulados com a mídia burguesa, por meio da Operação e Plano Verão, que criminalizam a classe trabalhadora e, em particular, as crianças e os jovens pobres e negros oriundos de favelas e das regiões periféricas.
Além as inúmeras violações de direitos humanos, como o cerceamento da liberdade, os preconceitos e discriminações de classe, raça/etnia, gênero e orientação sexual, as práticas de justiçamento e autoproteção, os abusos e torturas, sejam elas em instituições ou realizadas por diversos agentes do Estado.
Cerca de 40 pessoas acompanharam o debate realizado no auditório da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA), da Defensoria Pública.