PRONUNCIAMENTO DA REGIÃO AMÉRICA LATINA E CARIBE DA FITS:
CONDENAÇÃO DO ASSASSINATO DE FRANCO MARIELLE
As organizações membros da América Latina e Caribe da Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS) expressam condenação absoluta sobre o assassinato político da jovem vereadora do Rio de Janeiro (Brasil) MARIELLE FRANCO, membro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL ) do Brasil, que foi morta a tiros enquanto retornava de uma atividade comunitária no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.
Marielle era socióloga, lésbica, feminista, ativista de esquerda e defensora dos direitos humanos das mulheres de ascendência africana como ela, defensora dos Direitos. Nascida na Maré, o maior complexo de favelas da cidade. Desde muito jovem se dedicou a denunciar e desmantelar redes de tráfico de armas e da violência que assola especialmente crianças e mulheres pobres negras. Foi uma dura crítica da violência policial e da intervenção do exército na segurança do Rio de Janeiro.
O assassinato desta líder feminista política é parte do desenvolvimento e aprofundamento do neoliberalismo e neoconservadorismo nessa região e de suas políticas repressivas e violentas no poder, implementada de forma disciplinadora, a fim de instilar o medo, a desmobilização e reduzir reclamações público.
No entanto, como qualquer processo social é dialético, este assassinato político mafioso e de caráter odioso, gerado o efeito oposto, um repúdio maciço e mobilização popular em toda a América Latina e Caribe. A luta de Marielle é a nossa luta e vamos levantar bem as bandeiras. Expressamos nossa solidariedade ao povo brasileiro.
Para Marielle Franco e sua luta, exigimos justiça para Marielle! Chega!, Fora intervenção crimes da polícia do Exército Federal no Brasil!, E gritar ad nauseum Marielle presente!
Argentina, 18 de Março de 2018
Dra. Silvana Martínez Dr. Larry Alicea Rodríguez
Presidenta FITS-ALC Vicepresidente FITS-ALC