Atividade virtual organizada pela Comissão de Educação acontece no próximo dia 25 de agosto às 18h

Com a intenção de ampliar os debates sobre a Lei nº 13.935/2019, que garante a presença de profissionais do Serviço Social e da Psicologia na rede pública de educação básica, e promover reflexões sobre os desafios para sua implementação, o Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ), por meio da Comissão de Educação, promove a live ‘O Trabalho Multiprofissional na Educação Básica e a Lei 13.935/2019: Serviço Social e Psicologia nas Escolas e os Desafios no contexto da Pandemia de Covid-19’.

A atividade será transmitida ao vivo na página do CRESSRJ no Facebook a partir das 18h da próxima quarta-feira (25/08) e discutirá os desdobramentos das ações que têm sido empreendidas no sentido de garantir a implementação da Lei em nível regional, articulada à defesa do direito de crianças e adolescentes a uma educação pública, gratuita, laica, democrática, antirracista e de qualidade, particularmente no cenário de crise societária agravada pela pandemia da covid-19.

Em 2020, a luta das entidades representativas do Serviço Social e da Psicologia garantiu a inclusão da Lei nº 13.935/2019 no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). De acordo com a conselheira coordenadora da Comissão de Educação do CRESSRJ, Ana Paula Procópio, é fundamental ressaltar a importância da luta conjunta entre as categorias para o efetivo cumprimento da lei federal em nível regional e a luta pelo FUNDEB.

Por isso, os Conselhos Regionais seguem promovendo, em conjunto com outras instâncias representativas, articulações com os poderes executivos locais para que apresentem às respectivas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas um Projeto de Lei que crie cargos, defina lotações e diretrizes, fixe contribuições em equipes multiprofissionais e indique as atribuições em conformidade com os princípios e diretrizes que regem as categorias profissionais.

“No cenário de forte retração de direitos que vivemos no país, a articulação entre assistentes sociais, psicólogas/os e professoras/es nas equipes escolares é mais necessáriado  que nunca. Não apenas pelas graves consequências causadas pela pandemia que impactam diretamente crianças e adolescentes na educação básica, geradas pela precariedade com que o ensino remoto tem sido realizado, mas, também, pelas implicações nos vários segmentos das redes de ensino básico, nas famílias e nas relações sociais de modo geral” enfatizou Ana Paula Procópio.

Confira a programação

A live promovida pela Comissão de Educação do CRESSRJ acontece na próxima quarta-feira (25/08). Para assistir, não é necessário realizar inscrição prévia!

18h – Abertura

ABEP; SINDPSI; CRP 05; ABEPSS; SASERJ; CRESS RJ

18h30Atividade cultural: “Em linhas narrativas da Educação: que histórias temos contado?”

A atividade cultural, a partir da interação pela contação de histórias, pretende viabilizar uma reflexão sobre os projetos de educação em disputa via narrativa de Bertold Brecht, em sua obra “Se os tubarões fossem homens”. 

Apresentada por Brenda Cristina da Silva e Silva, estudante de Serviço Social da UFRRJ, e bolsista do Projeto de extensão “De linhas, outras histórias e novas memórias”, da mesma Universidade, a interação se pretende um momento inicial e já instigante do encontro proposto pela Comissão de Educação do CRESSRJ

19h – Os desafios e as potências do trabalho de assistentes sociais, professoras/es e psicólogas/os na educação básica: a experiência no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas (PROINAPE) no município do Rio de Janeiro

Cristina Januária de Freitas Fidalgo – professora; PROINAPE/SME Rio

Pedagoga (UFF); Pós-graduada em Dificuldades de Aprendizagem (UERJ); Orientadora Pedagógica do MOVA ( Movimento de Alfabetização de Adultos); Pedagoga do Programa Sucesso Escolar do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Professora do Polo de Atendimento Escolar do Município do Rio de janeiro. Atualmente é Professora do PROINAPE (Programa Interdisciplinar de apoio às escolas) e Professora da Sala de Recursos do Município do Rio de Janeiro.

Júlia Pinto Ferraz Cardoso  – psicóloga; PROINAPE/SME Rio

Psicóloga (UFRJ); Pós-graduação Lato Sensu em Análise Institucional, Esquizodrama e Esquizoanálise; Clínica de Indivíduos, Grupos, Organizações e Redes Sociais pelo Instituto Gregório Baremblitt. Trabalhou como psicóloga no Hospital Estadual Albert Schweitzer de 2009 a 2014. Psicóloga na Secretaria Municipal de Educação desde 2008 e desde 2010, atua no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas.

Tassya Moura – assistente social; PROINAPE/SME Rio

Mulher, feminista, antirracista, defensora dos Direitos Humanos, Assistente Social da SME/RJ, Advogada, Conciliadora do IX Juizado Especial Criminal, Especialista em Direito Penal, Mestranda em Direito pela UFRJ (linha de pesquisa Direito, sociedade e Direitos Humanos), e pesquisadora do SOJUCRIM – Grupo de Pesquisas Sociojurídico-Criminais, da UFRJ. Atuando como Assistente Social no Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas -PROINAPE- há 11 anos e há 13 anos na Política Pública de Educação.

20h – A Lei 13.935/2019 e o contexto da pandemia: demandas para o trabalho multiprofissional nas escolas

Adriana Freire Pereira Férriz – professora Serviço Social UFBA 

Susana Gutierrez – professora SME Rio

Atenção: Não haverá emissão de certificado por acompanhar a live

O quê? O Trabalho Multiprofissional na Educação Básica e a Lei 13.935/2019: Serviço Social e Psicologia nas Escolas e os Desafios no contexto da Pandemia de Covid-19
Quando? No dia 25 de agosto às 18h
Onde? Na página do CRESSRJ no Facebook