Atividade foi destinada a profissionais que representam o regional em espaços externos e articuladoras/es dos NUCRESS nos mais diversos territórios do estado

Realizado no dia primeiro de outubro através de plataforma digital, o Encontro de Formação de Base do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ) contou com a participação de representantes externas do regional em conselhos de direitos, de políticas públicas, fóruns, entre outros espaços e assistentes sociais que articulam os núcleos de base (NUCRESS) nos diversos territórios do estado do Rio de Janeiro.

O momento formativo ocorreu com o intuito de apresentar a essas profissionais os espaços e aspectos que integram os bastidores do CRESSRJ, seu funcionamento e funções precípuas, a fim de contribuir para a multiplicação dessas informações e incentivar a participação dessas profissionais na construção e defesa das pautas, ações e planejamentos do regional.

O encontro foi iniciado pela vice-presidenta do CRESSRJ, Ana Paula Cardoso, com boas-vindas às e aos participantes. Em seguida, a presidenta Luciane Amaral trouxe uma reflexão sobre o trabalho da gestão junto aos NUCRESS e sobre como o planejamento do Conjunto CFESS/CRESS precisou ser reorganizado a partir da pandemia da COVID-19, com o cancelamento de instâncias como assembleias e Encontros, mas a manutenção dos espaços de trocas, diálogos e prestação de contas.

Momentos como esse, mesmo que de forma virtual, são especialmente significativos para a construção da representatividade do CRESS junto às assistentes sociais do estado do Rio de Janeiro. Em sua intervenção, a conselheira Renata Freitas ressaltou a importância de “conhecermos este conselho a partir do qual articulamos e o qual representamos em suas funções, aspectos sobre sua administração, limites e possibilidades”.


Encontro de Formação de Base CRESSRJ 2021 ocorreu no dia 01/10

Articulações como as apontadas no evento fazem fortalecer a defesa das bandeiras de luta e do Projeto Ético-Político da profissão, ressaltando o quanto é preciso que se atue coletivamente. Sob esse aspecto, ressaltou-se a importância da articulação entre NUCRESS/representações externas e as comissões do conselho (regimentais e temáticas).

A gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória”, eleita para representar a categoria de assistentes sociais no estado do Rio de Janeiro durante o triênio 2020-2023, vem atuando de forma contínua no fortalecimento dos NUCRESS, compreendendo que essa organização precisa ocorrer a partir das profissionais, bacharéis, estudantes e coletivos dos respectivos territórios. Sendo, dessa forma, um espaço de articulação do território com o conselho, mas também do conselho com os territórios.

Além dos NUCRESS , são importantes articulações para defesa das bandeiras de luta do Serviço Social as representações do CRESS Rio de Janeiro em espaços estratégicos. Nestes casos, o regional é representado por assistentes sociais, conselheiras e também profissionais da base.

Durante sua participação no Encontro de Formação de Base, a assistente social e conselheira do CRESSRJ, Jussara Ferreira, apresentou a prestação de contas do Conselho e complementou com informações sobre as anuidades e a importância de seu pagamento, já que são a única fonte de receita do Regional.

Jussara falou sobre a gestão do Conselho, formada por conselheiras(os) e membras(os) de seccionais eleitas(os) pela categoria, onde todas pagam anuidade como qualquer outra profissional, também não recebendo remuneração para realizar esta gestão. Na grande maioria dos casos as pessoas da direção não possuem liberação de seu trabalho nos espaços ocupacionais para realizar a gestão do conselho. No caso desta gestão, nenhuma conselheira(o) possui liberação dos respectivos trabalhos. A conselheira também incentivou aos participantes a visita ao Portal da Transparência do Conselho, para que verifiquem sobre planejamento, orçamento e gastos.

A Comissão de Inscrição e Registro (CIR) foi apresentada no encontro pela conselheira Marcella Azevedo, que explicou sobre suas funções e ações, falando da importância dos trabalhadores do Regional que ali atuam. Marcella também abordou os Serviços Online, plataforma virtual do CRESSRJ, em que as/os profissionais podem emitir certidões, realizar a primeira inscrição, cancelamento de registro, pagar anuidades no cartão de crédito, negociar débitos em atraso, emitir boletos e atualizar dados.

Foi destacada a importância do setor, ao qual todas as/os profissionais devem possuir seus dados atualizados. Marcella lembrou que essa é uma comissão pela qual todas as profissionais inscritas passarão necessariamente, independente da participação em outros espaços ou não.

Encontro de Formação de Base CRESSRJ 2021 ocorreu no dia 01/10

Foi apontado, ainda, que, a partir do Plano de Contingenciamento para o funcionamento do Conselho neste período de pandemia, desde o ano passado estão sendo realizadas entregas de DIPS (Documentos de Identificação Profissional) mediante agendamento prévio, seguindo as orientações sanitárias, na sede do Conselho e também das seccionais.

Em sua participação no Encontro, a conselheira Márcia Nogueira apresentou a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), a Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS (PNF), e as suas dimensão afirmativa de princípios e compromissos conquistados, dimensão político-pedagógica e dimensão normativa e disciplinadora. Márcia falou sobre a composição possível da Comissão, por Agentes Fiscais (assistentes sociais concursadas); conselheiras (assistentes sociais eleitas pela categoria) e assistentes sociais de base convidadas pela diretoria.

A conselheira trouxe dados sobre as ações da COFI no ano de 2020. As principais temáticas que chegaram à comissão, as áreas de atuação que a demandaram, assim como que territórios de NUCRESS o fizeram. Foi informado o planejamento da COFI para o triênio e as temáticas envolvendo diretamente articulações com os NUCRESS: Requisições indevidas; pessoa jurídica; justiça restaurativa; trabalho profissional e aborto e trabalho profissional e calamidade pública. Ademais, a conselheira socializou informações já contidas no site e redes sociais do CRESSRJ sobre a forma de acesso à COFI.

Coordenadora da Comissão Permanente de Ética (CPE), a conselheira Cida Evangelista apresentou a Comissão, sua importância para defesa da ética, dos direitos humanos, para a defesa da qualidade dos serviços prestados à população e do Projeto Ético-Político Profissional. Cida detalhou sobre quais os caminhos devem ser tomados para realização de uma denúncia ética e os trâmites realizados até o julgamento. Na ocasião, a conselheira apresentou aspectos fundamentais do Código Processual de Ética e a importância das Comissões de Instrução neste processo.

Para realizar uma denúncia ética ou obter maiores informações junto à CPE entre em contato pelo e-mail etica@cressrj.org.br

Em seguida, o espaço foi aberto para perguntas, dúvidas, sugestões e debates.


Encontro de Formação de Base CRESSRJ 2021 ocorreu no dia 01/10

Participantes mencionaram sobre a importância do espaço, em que conheceram aspectos da gestão do Conselho e sobre a relevância das/os profissionais sempre visitarem o Portal da Transparência e buscarem informações confiáveis sobre a gestão do CRESSRJ.

O momento formativo foi um importante espaço para realização de trocas acerca da construção coletiva e participativa do planejamento 2022, explicitando os fluxos e a importância da atuação das/os articuladoras de base.

Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)

Seccional Norte Fluminense “Vamos Precisar de Todo Mundo” (2020-2023)

Seccional Sul Fluminense “Na Luta que a Gente se Encontra” (2020-2023)