Atividade deliberativa ocorreu no último dia 15/7 e elegeu a delegação Regional para os encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que acontecem em 2023

A primeira Assembleia Geral Ordinária realizada pela recém empossada diretoria do CRESS Rio de Janeiro, “A liberdade é uma luta constante” (2023-2026), ocorreu na Escola de Talentos, no bairro de Bonsucesso, no último dia 15 de julho e foi, com e sem trocadilhos, um sucesso. Dos bons.

Card mostra imagem das participantes da Assembleia em momento de votação e vem acompanhado com o seguinte texto: 15 de julho: Assembleia Geral Ordinária elege delegação para os Encontros do Conjunto CFESS-CRESS. A atividade deliberativa elegeu profissionais para representar o Rio de Janeiro nos Encontros Descentralizado e Nacional do conjunto CFESS-CRESS 2023. Esses encontros são espaços de construção de agendas e deliberações com impactos relevantes para o Serviço Social brasileiro.

A escolha do local se deu pela intenção da nova gestão de descentralizar as ações do CRESS/RJ, e também porque a região da Leopoldina, onde está inserido o bairro de Bonsucesso, congrega o maior número de assistentes sociais no município do Rio de Janeiro.

A estratégia produziu efeitos positivos. Cerca de 42 profissionais marcaram presença, credenciadas para a eleição das/os delegadas/os para o 50° Encontro Descentralizado e para o 50° Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

Card traz imagens do momento da assembleia e o seguinte texto: Você sabia que um levantamento apontou que a Zona Norte é a região do estado em que há maior concentração de residências de Assistentes Sociais? Por isso, a assembleia ocorreu por lá, no bairro de Bonsucesso. Essa foi a primeira assembleia realizada pela gestão recém-empossada 'A liberdade é uma luta constante' (2023-2026).

Card traz imagem do momento da assembleia e o seguinte texto: Você sabia que um levantamento apontou que a Zona Norte é a região do estado em que há maior concentração de residências de Assistentes Sociais? Por isso, a assembleia ocorreu por lá, no bairro de Bonsucesso. Essa foi a primeira assembleia realizada pela gestão recém-empossada ‘A liberdade é uma luta constante’ (2023-2026).

Na abertura da atividade deliberativa, que contou com a presença da categoria profissional, trabalhadores e trabalhadoras, assessorias, conselheiros e conselheiras do CRESS/RJ, a presidenta do Regional, Márcia Nogueira, saudou com alegria e entusiasmo todas as pessoas presentes.

Card traz imagens da presidenta do CRESS/RJ durante a Assembleia. Texto da imagem: Assembleia Geral Ordinária! Na abertura da atividade deliberativa, que contou com a presença da categoria profissional, trabalhadores e trabalhadoras, assessorias, conselheiras do CRESS/RJ, a presidenta do Regional, Márcia Nogueira, fez saudação a todas as presentes.

Agradeceu, ainda, aos intérpretes de libras presentes no evento, reforçando o compromisso do CRESS/RJ com a luta anticapacitista, à Escola de Talentos pela cessão do espaço e disponibilização de um ambiente seguro e adequado para as crianças, para que seus responsáveis pudessem participar ativamente das discussões e deliberações da Assembleia.

Confira aqui a ata da I Assembleia Geral Ordinária 2023

A Assembleia

Na primeira parte da atividade, conduzida pela conselheira Francineide Sales e pelo conselheiro Henrique Mendes, foi realizada uma síntese das ações políticas do CRESS Rio de Janeiro entre 2022 e 2023. Cada participante, votante ou não, recebeu um crachá com QR Code dando acesso a toda documentação tratada na referida apresentação.

Acesse aqui o PDF interativo

Card mostra capa do pdf interativo e traz o seguinte texto: Na primeira parte da atividade, conduzida pela conselheira Francineide Sales e pelo conselheiro Henrique Mendes, foi realizada uma síntese das ações políticas do CRESS Rio de Janeiro entre 2022 e 2023.

No ano em que comemoramos o aniversário de 30 anos do Código de Ética Profissional e da Lei de Regulamentação da Profissão e que o CRESS/RJ fez seu aniversário de 60 anos, esse balanço inicial foi fundamental. Entre as ações listadas, destaque para a programação anual do Mês de Maio (Mês das Assistentes Sociais), o primeiro presencial após o período de pandemia.

A programação do Mês de Maio deu conta de realizar debates em inúmeras atividades sobre diversos temas de interesse das assistentes sociais. Celebrou-se também na Assembleia a publicação pioneira, no dia 30 de maio, do Termo de Orientação ‘Exercício Profissional Antirracista’ após muitos acúmulos e debates no âmbito das comissões precípuas e temáticas do CRESS Rio de Janeiro.

Destacou-se, ainda, que em maio de 2023 também foi inaugurada, com a realização de oficinas do Mês das Assistentes Sociais, a nova sede do CRESS Rio de Janeiro, que fica situada na Avenida Rio Branco, n° 31, 18° andar, em frente à estação São Bento do VLT, no Centro do Rio de Janeiro.

Card traz foto das conselheiras, intérpretes de libras e participantes em momento da assembleia com o seguinte texto: Com ampla divulgação nas redes sociais, site e boletim eletrônico, a assembleia também foi divulgada no Diário Oficial. Todo o evento teve tradução em libras, reforçando o compromisso com CRESS Rio de Janeiro com a luta anticapacitista. E, para garantir que a categoria de assistentes sociais pudesse participar ativamente das discussões e deliberações, foi garantido um espaço seguro e adequado para crianças.

Encontros Regional e Nacional

Na segunda parte da Assembleia, houve a eleição das/os delegadas/os que representarão o CRESS Rio de Janeiro nos Encontros Descentralizado e Regional do Conjunto CFESS-CRESS, previstos para o mês de agosto e setembro respectivamente. Cada candidata/o teve dois (2) minutos para fazer sua defesa e na sequência aconteceu a votação. Nominalmente, cada votante presente listou seus delegados de base escolhidos para a sede.

Acesse aqui a ata da Assembleia e conheça os nomes indicados para a delegação do RJ

Foi informado que, de acordo com o estatuto do Conjunto, o número de delegadas/os foi definido a partir da proporcionalidade de assistentes sociais inscritas e ativas no estado.

Card traz foto da delegação do CRESS/RJ para os Encontros e o seguinte texto: Na assembleia, foram eleitas, democraticamente, entre as mais de 40 assistentes sociais presentes, 13 representantes de base e dois suplentes para os Encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS-CRESS

Também foi informado que, após reuniões ampliadas com a categoria profissional, as Seccionais Norte e Sul Fluminense indicaram, cada uma, um nome de profissional da base para compor a delegação. Dessa forma, a delegação do CRESS Rio de Janeiro é composta por 15 assistentes sociais da gestão (13 da sede e 1 de cada seccional) e 15 da base (13 eleitas em assembleia e 2 em reuniões ampliadas das seccionais).

Há, ainda, 2 observadores e 4 convidadas/os. Todos os nomes foram referendados na Assembleia, onde também foi informado que o CRESS/RJ firmou um convênio com os CRESS MG e ES para garantir a presença de uma convidada da ABEPSS Leste e uma convidada da ENESSO.

Card traz imagens das participantes da assembleia em momento de votação com o seguinte texto: Democracia ON. Após reuniões ampliadas com a categoria, as Seccionais Norte e Sul Fluminense indicaram, cada uma, um nome de profissional da base para compor a delegação. Dessa forma, a delegação do CRESS Rio de Janeiro é composta por 15 assistentes sociais da gestão (13 da sede e 1 de cada seccional) e 15 da base (13 eleitas em assembleia e 2 em reuniões ampliadas das seccionais). Há, ainda, 2 observadores e 4 convidadas/os. Todos os nomes foram referendados na assembleia do dia 15/7.

Em seguida, a presidenta do CRESS/RJ Marcia Nogueira deu os últimos informes, solicitando às pessoas eleitas que preenchessem um formulário para coleta de dados de identificação, com o intuito de viabilizar a compra de passagens e pagamento de diárias para participação nos Encontros, que serão custeadas pelo CRESS/RJ conforme previsto na Portaria n° 54/2017.

Na avaliação da conselheira presidenta, Márcia Nogueira, a Assembleia foi um momento proveitoso e positivo de exercício de voto e construção conjunta da agenda política do Conjunto CFESS-CRESS. Afinal, a importância da luta de uma categoria em defesa da profissão transcende os limites individuais, transformando-se em uma poderosa força coletiva.

Confira aqui a ata da I Assembleia Geral Ordinária 2023