A Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS RJ, na qualidade de coordenação do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, participou, juntamente com a ABEPSS e ENESSO, da Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, ocorrida virtualmente nos últimos dias 02,03 e 04 de outubro.

A Plenária Nacional foi mais uma etapa proposta pelo Conjunto CFESS-CRESS para a construção do planejamento para o triênio 2020-2023.

No dia 03 de outubro, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/RJ participou ativamente das discussões no Eixo Temático Formação e Relações Internacionais. Nesse eixo, dentre outras ações, foram pautadas estratégias para o futuro do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social.

O Fórum é um desdobramento do GT de Trabalho e Formação do Conjunto CFESS/CRESS e surgiu em 2017, com o intuito de debater ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e à distância no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES).

Com o objetivo de fortalecer a noção de indissociabilidade entre trabalho e formação profissional, o Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social reúne integrantes das Comissões de Formação e Trabalho Profissional do CFESS, CRESS, bem como integrantes da ABEPSS, ENESSO, instituições de ensino superior e movimentos que atuam na defesa da educação como um direito humano e, sobretudo, na defesa da formação e trabalho com qualidade.

Durante as discussões no Eixo Temático Formação e Relações Internacionais, as coordenadoras da Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/RJ, Janaina Bilate e Jussara Assis, destacaram a importância da regionalização das ações e da construção dos Fóruns Regionais como forma de defesa do projeto ético-político profissional e de organização da categoria, com envolvimento fundamental das assistentes sociais das bases.

As conselheiras também apontaram para a necessidade de os CRESS começarem a pensar o processo de sucessão da coordenação do Fórum Nacional. “Pensamos que, para a continuidade da representação do Conjunto, seria importante que fosse um dos CRESS que compõem o Fórum, de modo que possamos nos comprometer ético-politicamente como um coletivo nacional, descentralizando as ações do CFESS”, enfatizaram.

No fim do debate, as diretoras fizeram um chamamento à importância do fortalecimento das comissões de formação e trabalho profissional em nível nacional, sendo essas espaços importantes de defesa da formação, de divulgação e implementação da Política de Educação Permanente do Conjunto e, ainda, como espaços centrais de articulação entre base, UFAS, ABEPSS e ENESSO.

Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)