O PRAXIS desta edição traz uma cobertura completa do Seminário Estadual em Defesa das Infâncias, Adolescências e Juventudes realizado pelo Rio de Janeiro, de forma remota, nos dias 26 e 27 de outubro de 2021 (antecedendo o encontro nacional de mesmo nome).
É histórica a trajetória do Serviço Social brasileiro em defesa de uma política pública que firme e amplie os direitos humanos de crianças e adolescentes e, diante dos agravamentos, no que tange à violação de direitos que o atual cenário apresenta, é importante, mais do que nunca, estar atenta/o às estratégias de atuação para atenuar/reverter este contexto.
O Conjunto CFESS-CRESS tem pautado questões como a condição das infâncias, adolescências e juventudes no contexto da crise capitalista, a luta antirracista e o enfrentamento às violências, os desafios para a proteção integral e o compromisso profissional da categoria de assistentes sociais. Mantendo ainda um debate permanente sobre a defesa e a importância do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que completou 31 anos em julho de 2021.
Além da programação completa do encontro e um panorama geral do tema das infâncias e juventudes, as páginas que se seguem trazem a notícia da manutenção dos valores da anuidade, taxas e emolumentos para o ano de 2022, uma entrevista com a presidenta e a vice-presidenta do CRESSRJ, Luciane Amaral e Ana Paula Cardoso, respectivamente, sobre o funcionamento da Gestão na pandemia e um balanço do trabalho realizado nas Seccionais, Norte e Sul fluminense, e nos NUCRESS´s (Núcleos de Base do CRESS/RJ).
O cuidado na construção de mais uma edição do PRAXIS é reflexo do nosso compromisso com a transparência pública e com o posicionamento político diante uma conjuntura cada vez mais complexa e desafiadora ao conjunto de assistentes sociais. Quem cede a vez, não quer vitória!