A diretoria do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ), Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023), deliberou em Reunião do Conselho Pleno realizada no mês de novembro que o valor da anuidade referente ao ano de 2021 será o mesmo praticado em 2020, além das taxas e emolumentos.

A decisão foi tomada em função das dificuldades que o ano de 2020 trouxe com a pandemia da Covid-19, que segue afetando diretamente o cotidiano das assistentes sociais e impondo uma série de desafios aos Conselhos Profissionais.

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é o responsável por determinar anualmente os patamares aplicados aos valores das anuidades. A partir dos parâmetros mínimos e máximos estabelecidos pelo CFESS, os Regionais votam nas assembleias, juntamente com suas respectivas bases, o valor que será aplicado em cada CRESS.

Para 2021, conforme Resolução n° 960/2020, o Conjunto CFESS-CRESS optou pela manutenção dos níveis aplicados aos valores das anuidades de 2020. Entretanto, também em razão da pandemia e conforme determinado pela Resolução CFESS nº 949/2020, as atividades deliberativas precisaram acontecer de forma diferente.

Com a impossibilidade de realização dos encontros presenciais, as etapas consultivas e propositivas ocorreram de forma virtual, garantindo ampla participação da categoria e a realização de uma consulta pública a assistentes sociais de todo o país.

Mesmo em um contexto cuja individualização aprofundada pela pandemia pudesse colocar em risco a resistência coletiva, as etapas propostas foram garantidas em todas as instâncias!

E no caso das anuidades, conforme estabelecido pela Resolução CFESS nº 949/2020, coube ao Conselho Pleno do CRESSRJ deliberar pela manutenção dos valores praticados em 2020.

Confira:
Resolução CFESS n° 949/2020
Resolução CFESS n° 960/2020

Conheça os valores da anuidade 2021

Em 2021, os valores, taxas e emolumentos serão os mesmos praticados em 2020. O valor da anuidade, portanto, permanece em R$525,87 com descontos de até 15%. Confira a tabela de descontos sobre a cota única por data de pagamento:

• 15% de desconto até o dia 15 de fevereiro de 2021 (R$ 446,99)
  • 10% de desconto até o dia 15 de março de 2021 (R$ 473,28)
  • 5% de desconto até o dia 15 de abril de 2021 (R$ 499,58)

O boleto para pagamento em cota única foi enviado via correios para a residência de todas as assistentes sociais ativas no CRESSRJ.

Para maior comodidade, o documento também pode ser gerado na plataforma online do Conselho, que conta, ainda, com a possibilidade do pagamento via cartão de crédito.

Quem optar por pagar em 6 vezes deve gerar os boletos parcelados exclusivamente pela plataforma online.

• 1ª parcela: vencimento em 15 de fevereiro de 2021 (R$87,65)
  • 2ª parcela: vencimento em 15 de março de 2021 (R$87,65)
  • 3ª parcela: vencimento em 15 de abril de 2021 (R$87,65)
  • 4ª parcela: vencimento em 15 de maio de 2021 (R$87,65)
  • 5ª parcela: vencimento em 15 de junho de 2021 (R$87,65)
  • 6ª parcela: vencimento em 15 de julho de 2021 (R$87,62)

Taxa de nova inscrição ou inscrição secundária: R$ 94,63
2ª VIA de Carteira de Identidade Profissional: R$ 68,76

Pague aqui a sua anuidade

Por que assistentes sociais precisam pagar a anuidade?

O pagamento da anuidade possibilita que o CRESSRJ defenda o exercício profissional no Estado do Rio de Janeiro em sintonia com os princípios éticos e políticos do Serviço Social. A anuidade é a principal fonte de receita dos Conselhos e somente através dela é possível desenvolver as atividades públicas, de relevância social e política, que nos são precípuas.

Dentre essas atividades, destacamos a promoção de espaços de debates e trocas de experiências que visam a orientação a partir de discussões sobre o exercício da profissão e a fiscalização profissional. Dessa forma, fortalecemos coletivamente o projeto profissional defendido pelo Serviço Social brasileiro.

Com o objetivo de garantir seu compromisso com a transparência, o CRESSRJ realizou no último dia 13/11 uma reunião virtual aberta para tratar da apresentação das propostas tiradas na Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

No encontro, também foi compartilhado o Plano de Ações 2021, documento que publiciza as ações que serão desempenhadas pelo CRESSRJ no ano que chega e o orçamento previsto para essas atividades.

Importante destacar que os Conselhos são autarquias federais criadas com o intuito de orientar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional. Neste sentido, prestam serviços aos profissionais inscritos nele e à população usuária dos serviços prestados por estes profissionais.

Todas essas ações só são possíveis graças à nossa participação!

Confira aqui o Plano de Ações e Orçamento 2021

Campanha Anuidade

Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)