O Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ) manifesta-se contrário ao projeto de lei (PL) 1687/2020 em tramitação na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro por compreender que, caso aprovado, travará um retrocesso nas conquistas democráticas, políticas e normativas, e na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

 

O Conjunto CFESS/CRESS historicamente tem sido sujeito ativo na luta pelos direitos da população brasileira e das políticas sociais como dever do Estado. Historicamente participa da luta geral para a consolidação da Assistência Social como política pública.

Defendemos a luta pela Política de Assistência Social pública, laica, financiada pelo fundo público e com orçamento suficiente para execução de serviços no sentido da qualidade dos serviços prestados à população.

Por isso, convidamos a categoria de assistentes sociais do Estado do Rio de Janeiro a continuar empreendendo a resistência em defesa do SUAS e de seus/suas trabalhadores/as na direção das bandeiras de luta do Serviço Social brasileiro!

Entendemos, ainda, que esta luta deve ser travada junto a outras categorias profissionais e à população em geral.

Defendemos que a população usuária precisa ser informada sobre a construção desta política, suas contradições e seu importante papel no sistema de proteção social brasileiro, sendo isto ressaltado na linha de frente durante a pandemia da COVID-19.

Nós, assistentes sociais, temos um compromisso e papel fundamental nesta luta.

O SUAS resiste!

Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023)