Chegamos ao final de mais um ano em que ‘coletividade’ e ‘resistência’ foram nossas palavras de ordem. Apesar dos desafios impostos em 2023, avançamos unidas em defesa do Serviço Social brasileiro, cujas contribuições são essenciais para a realidade social. Dessa forma, celebramos não apenas a passagem do tempo, mas, sobretudo, todas as conquistas.
Na capela Ecumênica da UERJ, presenciamos a posse da nova gestão, ‘A liberdade é uma luta constante’ (2023-2026), caracterizada por uma diversidade que espelha as complexidades da profissão e da sociedade. Mulheres negras, LGBTQIA+, com deficiência, mães, periféricas e trabalhadoras de diversos espaços sócio-ocupacionais integram a Gestão, representando a pluralidade essencial na defesa de nossas bandeiras de luta.
Neste ano, o CRESSRJ cumpriu um papel importante nos Encontros Nacional e Descentralizado do Conjunto CFESS-CRESS, abordando temas cruciais como anticapacitismo, neoconservadorismo, precarização do trabalho, racismo, machismo e LGBTQIA+fobia. Ao concluir um ano tão desafiador, celebramos também a retomada plena das atividades presenciais e a mudança para a nova sede administrativa da entidade em 2023.
Também neste ano, o CRESS Rio completou 60 anos de intensa luta em defesa da ética profissional e da qualidade nos serviços à população. Olhando para frente, a gestão prioriza garantir acessibilidade, estruturar os Comitês antirracista, anticapacitista e antilgbtifobia, e aprimorar a gestão do trabalho.
Na certeza de que seguiremos juntas pela defesa intransigente dos direitos humanos e da dignidade do povo brasileiro, o CRESS Rio deseja a todas as assistentes sociais um ano que renove a nossa esperança pela Justiça Social.
Em 2024, sigamos de mãos dadas, esperançando e resistindo. Coletivizemo-nos! À liberdade!
Gestão ‘A liberdade é uma luta constante’ (2023-2026)
Seccional Norte Fluminense ‘Vamos de Mãos Dadas’ (2023-2026)
Seccional Sul Fluminense ‘Reconstruir e esperançar: sonhos semeando o mundo real’ (2023-2026)