49° Encontro Descentralizado da Região Sudeste ocorreu em Vitória – ES entre os dias 05 e 07 de agosto

Durante os dias 05 e 07 de agosto, a cidade de Vitória – ES foi sede do 49° Encontro Descentralizado da Região Sudeste, que reuniu as delegações dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS’s) dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo e representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) com objetivo de avaliar as ações promovidas no triênio 2020-2023.

Tendo como tema Trabalhadoras do Brasil: “É preta, é pobre e não anda sozinha”. É na luta que a nossa classe refaz o caminho, a atividade ocorreu na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e contou com a participação das delegações de cada estado, eleitas pela categoria profissional em suas respectivas Assembleias estaduais e formadas pelas representações dos Conselhos Regionais, da ABEPSS, da ENESSO, de trabalhadoras/es do Conjunto CFESS-CRESS e profissionais de base das regiões.

Para a assistente social vice-presidenta do CRESSRJ, Ana Paula Cardoso, o 49° Encontro Descentralizado da Região Sudeste foi um momento histórico de reencontros, de compartilhamento de afetos, avaliação do trabalho que vem sendo realizado até o momento e indicação das tendências para o próximo triênio.

“Foi uma experiência incrível e revigorante, de suspensão de um cotidiano permeado pelo luto e lutas constantes, de avaliação das propostas consensuadas pelo Conjunto pelos CRESS’s da região Sudeste de maneira generosa, considerando o contexto pandêmico, mas sem perder a crítica, a ousadia e a qualidade do debate”, destacou.

49° Encontro Descentralizado da Região Sudeste

O encontro da Região Sudeste teve início na sexta-feira, 05/08, com apresentação do Grupo de Congo União, formado pelo Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz, em Vitória, que deu o tom dos debates que estavam por vir.

Em seguida, a mesa de abertura contou com a participação das representações dos regionais sudeste, CRESSRJ, CRESS-ES, CRESS-SP e CRESS-MG, do CFESS, ABEPSS, UFES e ENESSO, que versaram sobre a importância do momento de avaliação, sobretudo levando em consideração as dificuldades vivenciadas nos últimos anos.

A Conferência de Abertura consistiu em um debate que apontou uma análise da conjuntura política e social atual, enfatizando os desafios apresentados para o percurso do Serviço Social Brasileiro. A atividade, mediada pela conselheira do CRESS-ES, Meyrieli de Carvalho Silva, contou com a participação da assistente social e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gracyelle Costa.

Também no primeiro dia de atividade, foi lido e aprovado o regimento interno do encontro e passadas as devidas orientações aos trabalhos dos grupos/eixos. Um dia antes, no dia 04/08, houve o encontro presencial dos Fóruns das Comissões Permanentes de Ética (CPEs) e das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) da Região Sudeste.

A assistente social base do CRESSRJ, Anália dos Santos, enfatizou a importância da participação de assistentes sociais da base engajadas/os com o fortalecimento do Serviço Social brasileiro. “Foi importante perceber a metodologia definida pelo Conjunto mesmo antes de chegar no Encontro Descentralizado”, lembrou.

“Participar dos espaços de discussão do CRESS possibilita uma visão do planejamento do Conjunto (ações indicadas coletivamente) e é no processo de participação que identificamos as tendências e nos organizamos para defender que as questões que nos afetam no exercício profissional sejam consideradas para o debate coletivo”, destacou a assistente social.

Durante todo o encontro, foi debatido o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e suas contradições. Ainda que as ferramentas tecnológicas tenham viabilizado o debate entre profissionais e a execução do planejamento, assim como a ampliação do quantitativo de participantes em reuniões e outras atividades coletivas, avaliou-se que é importante garantir a participação para além dos espaços virtuais, com a aproximação dos movimentos sociais.

Por fim, vale destacar as inúmeras manifestações relacionadas à necessidade de fortalecimento das ações de combate ao racismo, com a realização de atividades intercomissões.

Avaliação

Durante todo o dia de sábado (06) ocorreram os debates nos eixos temáticos de Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização e de Seguridade Social, seguidos dos eixos de Formação Profissional/ Relações Internacionais e de Comunicação.

O domingo (07), último dia da atividade, contou com os debates no eixo Administrativo Financeiro e da Plenária Final.

Para a assistente social Anália dos Santos, a organização do 49° Encontro Descentralizado expressou o planejamento do Conjunto CFESS-CRESS, cuja metodologia possibilitou uma avaliação dos avanços no cumprimento da agenda prevista para este triênio, bem como dos limites para a realização de determinadas ações.

Ainda para ela, apesar das dificuldades enfrentadas no período de pandemia, ainda vivido, foi possível analisar a capacidade do Conjunto para o planejamento em todas as suas fases (elaboração, monitoramento e avaliação).

A tradicional leitura da Carta da Plenária, com a síntese política da conjuntura e o direcionamento das ações deliberadas, marcou a finalização do evento. Agora, as delegações da Região Sudeste se organizam para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, previsto para ocorrer em setembro na cidade de Maceió, em Alagoas.

“Considerando as tendências apontadas no 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, tomando por base a complexificação das expressões da questão social no período pandêmico e consequentemente, seus impactos no trabalho profissional, sabemos dos desafios ainda maiores a serem avaliados nacionalmente, na defesa de um projeto ético-político crítico”, enfatizou a vice-presidenta do CRESSRJ, Ana Paula Cardoso.

Acesse aqui a carta de Vitória