Atividade aconteceu no dia 13/5 na sede administrativa do regional e reuniu integrantes das gestões 2020-2023 e 2023-2026

No último dia 13 de maio, a gestão do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ) ‘Quem Cede a Vez Não Quer Vitória’ (2020-2023) realizou sua última reunião do Conselho Pleno e a transição para a Gestão ‘A liberdade é uma luta constante’, eleita para assumir a direção do regional durante o triênio 2023-2026.

A atividade aconteceu na nova sede administrativa do CRESSRJ e reuniu integrantes das duas gestões. Na pauta, houve debate sobre pontos que ainda estavam pendentes de aprovação, como atas, documentos das comissões temáticas e homologações.

O ponto de pauta destinado à transição ocupou parte expressiva da reunião. No espaço, as conselheiras da gestão ‘Quem Cede a Vez Não Quer Vitória’ puderam realizar um balanço político do último triênio e indicar prioridades e recomendações para o novo grupo eleito.

Foi possível realizar, ainda, um diálogo profundo entre as gestões acerca dos desafios para a entidade e para a categoria profissional.

Exercício Profissional Antirracista em pauta

Outro ponto importante debatido no último Conselho Pleno da Gestão ‘Quem Cede a Vez Não Quer Vitória’ foi a aprovação da minuta do Termo de Orientação sobre o exercício profissional antirracista, que foi apresentada pela conselheira Jussara Assis, coordenadora da Comissão de Gênero, Etnia e Diversidade Sexual (GEDS).

O documento foi elaborado após amplo debate realizado no Grupo de Trabalho intercomissões ‘Exercício Profissional e Práticas Antirracistas’, criado em 2022 em ação articulada entre a GEDS e a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), com o intuito de aprofundar a discussão sobre a relação entre o racismo institucional e o exercício profissional, considerando os impactos da discriminação por raça/cor/etnia na atuação profissional.

A assistente social presidenta da gestão 2020-2023, Luciane Amaral, atentou para a representatividade da aprovação do documento no dia 13 de maio, data que simboliza um processo de resistência e de luta do povo negro no Brasil. Ainda para ela, as representações das últimas gestões do CRESSRJ, todas com mulheres negras na liderança, refletem o perfil não só da categoria profissional, mas também da população usuária do Serviço Social.

A assistente social Marcia Nogueira, presidenta eleita para a gestão 2023-2026, reforçou o compromisso do CRESS Rio de Janeiro com a luta antirracista e também observou a importância da data de aprovação do Termo de Orientação, previsto para ser publicado ainda neste mês.

“13 de maio é um dia muito importante de reflexões sobre a questão étnico racial em nosso país. E se a gente fala de abolição da escravatura, precisamos compreender que essa abolição não se deu de forma completa e que é necessário desenvolver ainda muitas ações coletivas antirracistas”, salientou Marcia.

Na última segunda-feira, 15 de maio, a Gestão ‘Quem Cede a Vez Não Quer Vitória’ (2020-2023) encerrou suas atividades frente ao CRESS Rio de Janeiro, dando lugar à Gestão ‘A liberdade é uma luta constante’, que dará continuidade à luta em defesa da profissão e do exercício profissional no triênio 2023-2026.

Assista aqui a cerimônia de posse da nova gestão