Lives, oficinas, vídeos temáticos e outras ações em defesa do Serviço Social brasileiro e do exercício profissional. Saiba como foi o Mês das Assistentes Sociais!

Entre os dias 01 e 31/05, o Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ) promoveu uma série de atividades para celebrar o Mês das/os Assistentes Sociais, que, este ano, devido à pandemia da covid-19, foi inteiramente dedicado à oferta de oficinas virtuais, transmissão de lives e divulgação de vídeos e outras ações nas redes do CRESSRJ.

O objetivo? Dar visibilidade ao Serviço Social e ao exercício profissional durante todo o mês de maio, já que no dia 15/05 comemoramos o Dia da/o Assistente Social!

Confira edição especial da revista PRAXIS – Maio 2021

Com o tema “Exercício Profissional na Pandemia da Covid-19: bastidores, dilemas e resistências”, as atividades promovidas pelo CRESSRJ colocaram em pauta os desafios da atuação profissional a partir de distintos aspectos, sobretudo em um contexto tão adverso, de crise sanitária, política e social no Brasil.

De acordo com informações fornecidas pela comissão organizadora do Mês de Maio – formada por conselheiras e conselheiros, trabalhadoras e trabalhadores do CRESSRJ – entre os dias 03 e 31/05 foram ministradas 15 oficinas virtuais gratuitas que, juntas, contaram com a participação de mais de mil pessoas, dentre assistentes sociais de diversos municípios do estado, estudantes de Serviço Social e demais pessoas interessadas nas temáticas abordadas.

“Recebemos profissionais experientes, que puderam explicitar os desafios cotidianos em seus espaços sócio-ocupacionais e garantir capacitação e atualização, e também muitas/os estudantes, que demonstraram seu contentamento pela oportunidade de realizar oficinas tão proveitosas, com riqueza de conteúdos e exemplos da prática”, destacou em nota a comissão organizadora.

Além das oficinas, que foram ministradas no decorrer do mês, outras ações propostas pelo CRESSRJ também tiveram alcance expressivo. Dentre essas, destaca-se a mesa magna “O Exercício Profissional na Pandemia da Covid-19: bastidores, dilemas e resistências”, que foi transmitida nas redes do Conselho no último dia 17/05 e reuniu virtualmente cerca de 200 espectadores e espectadoras ao vivo.

Assista aqui o registro da live “O Exercício Profissional na Pandemia da Covid-19: bastidores, dilemas e resistências”

A atividade objetivou a discussão da prática profissional de assistentes sociais em diferentes espaços de intervenção e contou com a participação de profissionais que estão atuando nos serviços essenciais durante a pandemia da covid-19.

A live do Dia da/o Assistente Social, promovida pelo Conjunto CFESS-CRESS e retransmitida pelo CRESSRJ no dia 15 de maio, “Nosso Trabalho em Defesa da Vida e das Políticas Públicas no Campo e na Cidade”, reuniu virtualmente assistentes sociais de todo o país.

“Com todos os desafios que enfrentamos na conjuntura, foi difícil imaginar o que teríamos para celebrar, entretanto, se o nosso cotidiano é forjado na resistência constante, também existe espaço para sonhar, realizar e acreditar”, lembrou a comissão organizadora.

Ações em defesa do Serviço Social e do Exercício Profissional

Outra importante ação proposta pelo CRESSRJ durante o Mês das/os Assistentes Sociais foi a temporada especial da série ‘Dois Dedos de Prosa’, exibida semanalmente no decorrer do mês de maio.

Totalizando 5 episódios, a temporada pautou temas diversos e de interesse das assistentes sociais, como as relações multiprofissionais na educação, o exercício profissional no sociojurídico, a atuação em empresas, a seguridade social no contexto de pandemia, dentre outros.

O episódio de estreia da temporada, conduzido pela presidenta e vice-presidenta do Regional, Luciane Amaral e Ana Paula Cardoso, foi divulgado no primeiro dia do mês de maio. Atualmente, todos os episódios estão disponíveis no canal do CRESSRJ no Youtube.

No decorrer do Mês das Assistentes Sociais, o CRESSRJ divulgou em suas redes sociais algumas ações com o intuito de visibilizar os trabalhos realizados pelas Comissões Temáticas e Núcleos de Base (NUCRESS) e convidar toda a categoria a ocupar esses espaços.

Confira aqui a página especial sobre as Comissões Temáticas no site do CRESSRJ

E no último dia de maio, o Regional prestou uma homenagem às assistentes sociais que seguem na luta árdua e cotidiana em defesa dos direitos da população!

Em reconhecimento ao trabalho da categoria no estado do Rio de Janeiro, o CRESSRJ reuniu imagens de inúmeras assistentes sociais que integram as Comissões Temáticas e NUCRESS e estão atuando durante a pandemia da covid-19.

“Que possamos celebrar, apesar de tudo, as conquistas realizadas sem trégua, até aqui, e continuar. Tem um importante legado sendo elaborado nesse período e somos nós as/os agentes das mudanças que desejamos. Nossa responsabilidade é arar a terra e espalhar as sementes, ofertando as contribuições possíveis”, enfatizou em nota a comissão organizadora das atividades.

Confira edição especial da revista PRAXIS – Maio 2021