Cerimônia de posse da Gestão ‘A liberdade é uma luta constante’ ocorreu no último dia 15/5 na Capela Ecumênica da Uerj

15 de maio de 2023, quase seis horas da tarde. A Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está cheia. Mais uma vez abriga as comemorações do Dia da Assistente Social e a posse de uma nova diretoria do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESS/RJ).

Entretanto, é um momento especial. Desde o início da pandemia do Coronavírus, é o primeiro evento comemorativo do Dia da Assistente Social que acontece de forma presencial. A emoção está à flor da pele de todas as pessoas presentes naquele espaço. E como salientou Carolina Rocha, assessora política do CRESS Rio e a mestre de cerimônia no evento, comemorava-se ali a posse da terceira presidenta negra do Regional, e de forma consecutiva.

Transmitido ao vivo pela TV Uerj, o evento, em suas quase três horas de duração, mostrou-se de fato uma celebração. Tanto na mesa de abertura como na mesa principal viram-se lágrimas, não de dor, mas da pura sensação de dever cumprido, de termos todas e todos sobrevivido a esses anos sombrios, sanitária e politicamente.

Capela Ecumênica da Uerj lotada durante o discurso de posse da nova presidenta do CRESS/RJ, Marcia Nogueira

Composta pela presidenta do CRESS/RJ no triênio 2020-2023, Luciane Amaral e por Dácia Teles (CFESS), Cibele Henriques (ABEPSS), Juliana Fiuza (FSS/Uerj) e Mariana Pinheiro (ENESSO), a mesa de abertura celebrou a vitória de todas estarem ali, na luta, sintetizada por Luciane, lembrando as palavras da escritora Carolina Maria de Jesus: “Falavam que eu tenho sorte. Eu disse-lhes que eu tenho audácia”. Na sequência a assistente social e diretora da gestão que estava sendo empossada, Francineide Sales, leu o poema “A liberdade é uma luta contante”.

Mesa de abertura. Da esquerda para direita, Dácia, Cibele, Luciane, Juliana e Mariana

Tendo como facilitadoras a assistente social Dácia Teles e a professora Yolanda Guerra, a Mesa Magna ‘30 anos da Lei 8.662: pela defesa da ética e da qualidade dos serviços prestados à população’ teve como mediadora a assistente social e vice-presidenta do CRESS/RJ no triênio 2020-2023, Ana Paula Cardoso. Em sua fala inicial, Ana usou a metáfora de que assistentes sociais são como abacaxis: casca dura por fora, doce (que tem o afeto de se afetar com o outro) e a coroa de uma profissão de luta.

Entre os pontos ressaltados na fala de Yolanda, ela recordou dos tempos vividos durante o período de crise aguda da covid-19, em meio a uma crise política no Brasil, e sublinhou que “a pandemia colocou o Serviço Social à prova”. Ela lembrou, ainda, dos 30 anos do Código de Ética Profissional, que permanece extremamente atual.

Mesa Magna ‘30 anos da Lei 8.662: pela defesa da ética e da qualidade dos serviços prestados à população’. Da esquerda para direita, Dácia, Ana Paula e Yolanda

Em sua fala, Dácia ressaltou que todas que estavam ali eram sobreviventes e destacou a importância de se conhecer o Código de Ética, que tem em si a concepção da profissão.

Uma salva de palmas, de pé, foi puxada para Ana Paula e Luciane, que estiveram à frente da gestão nos anos de pandemia. Ana, em sua fala, antes da transição para nova gestão, leu seu poema “15 de maio”, onde ressaltou a persistência da categoria, lembrando Emicida, que ao utilizar os versos de Belchior, cantou: “ano passado eu morri, mas este ano eu não morro”.

Na posse propriamente dita, após a despedida da gestão 2020-2023, Luciane Amaral demonstrou muita emoção ao abraçar Marcia Nogueira, presidenta empossada da Gestão ‘A liberdade é uma luta constante’, eleita para o triênio 2023-2026.

Presidenta da Gestão 2020-2023, Luciane Amaral, abraça Marcia Nogueira, presidenta eleita para a Gestão 2023-2026. Também na foto, as vice-presidentas Ana Paula Cardoso (2020-2023) e Renata Freitas (2023-2026) aplaudem

Da esquerda para a direita, Renata Freitas (vice-presidenta 2023-2026), Dácia Teles (presidenta 2017-2020), Marcia Nogueira (presidenta 2023-2026), Luciane Amaral (presidenta 2020-2023) Carolina Rocha (assessora política) e Ana Paula Cardoso (vice-presidenta 2020-2023)

No discurso de posse, no púlpito, Márcia lembrou que já havia estado ali, naquele mesmo púlpito, em sua formatura como assistente social.

De lá, muito emocionada, falou da luta da gestão que esteve no CRESS durante a pandemia, da qual ela fez parte, e dos novos desafios com suas novas companheiras de jornada, algumas como ela, vindas da gestão anterior. Ressaltou, ainda, que “o processo de transição não implica em chegar ou partir, e sim em permanecer na luta coletivamente”.

Assim, as companheiras que antecederam e as que sucederão a gestão empossada em defesa do projeto ético-politico e profissional serão sempre CRESS/RJ!

Assista aqui a mesa magna e a cerimônia de posse

Leia também: Gestão do CRESSRJ 2020-2023 realiza última reunião do Conselho e Pleno e de transição