Com a conclusão das obras e dos processos para aquisição do mobiliário, imóvel está quase pronto para receber a categoria

Uma área de aproximadamente 415 metros quadrados situada no 18° andar de um prédio comercial próximo à Praça Mauá, na Avenida Rio Branco (centro da cidade do Rio de Janeiro), será o novo endereço do Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESS/RJ).

A nova sede administrativa é resultado do empenho de diversas gestões que passaram pelo CRESSRJ e também da base de assistentes sociais do estado, que se dedicaram a concretizar o plano de um espaço próprio, com intuito de minimizar o consumo de recursos em relação às despesas com locação de imóveis e de garantir melhores condições de trabalho, infraestrutura e acessibilidade.

Foram anos de planejamento para que o imóvel pudesse atender aos parâmetros construtivos necessários para o funcionamento de uma unidade trabalhista e de atendimento à categoria profissional e ao público. Em 2016, foi realizado um processo licitatório para contratação de empresa para elaboração do projeto executivo, que é o conjunto de elementos necessários à execução completa de uma obra.

No segundo semestre de 2020 a então recém-eleita Gestão “Quem Cede a Vez Não Quer Vitória” (2020-2023) deu continuidade à reforma do imóvel junto à empresa contratada para sua execução. Mesmo com todas as dificuldades decorrentes da pandemia da covid-19, a realização da obra e, por conseguinte, a materialização de uma sede própria, era uma das prioridades da atual gestão.

O trabalho foi monitorado pela Comissão de Gestão e Administração e avaliado pela pela Comissão Especial de Vistoria, ambas formadas por conselheiras, trabalhadoras e trabalhadores do Regional. Após a conclusão das obras, outra etapa foi iniciada: a realização do processo licitatório para contratação de empresa especializada no fornecimento e instalação do mobiliário.

O novo endereço do CRESS Rio de Janeiro concentra todos os setores da sede e possui uma infraestrutura projetada para proporcionar mais acessibilidade e conforto na prestação do atendimento à categoria. Também compreende um espaço adequado para organização documental e fluxo de trabalho. Neste momento, a nova sede demanda uma agenda de instalação de linhas telefônicas e de internet e outros detalhes finais. Por isso, sua inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2023.

A sede administrativa própria é uma conquista da categoria, fruto da coletividade de um projeto que foi construído por muitas mãos. Entretanto, coube a uma diretoria majoritariamente formada por mulheres proceder a gestão da obra com as contradições de um real permeado pelo machismo e pelo racismo. Resistindo a cada instante, sem ceder a vez. Fazendo a escolha política de contribuir para a concretização de um patrimônio adquirido com o objetivo de trazer melhorias nas condições de atendimento à categoria.