CRESS Rio de Janeiro divulga a 106ª edição da revista PRAXIS
Maio é um mês importante para as assistentes sociais e, mesmo com todos os desafios dos últimos anos, não podemos deixar de celebrar! Foi possível alcançar conquistas importantes e muitos debates foram amadurecidos nesses tempos, ainda que seja urgente lidar com o impacto das tragédias que marcam um cenário de desigualdade, desmonte de políticas públicas e desinvestimento em áreas estratégicas.
A pandemia da Covid-19 promoveu transformações em termos gerais, tendo em vista que o isolamento social, proposto como forma de contenção do contágio, demandou a alteração da dinâmica de funcionamento do CRESS. Os recursos tecnológicos foram aliados importantes nesse contexto e foi necessário muito trabalho, gestão estratégica e diálogo para pensar em novas formas de articulação e suporte com/para a categoria.
Atualmente, as demandas de atendimento têm se mostrado possíveis de serem realizadas na modalidade remota e híbrida. Reuniões e trocas entre diretoria, conselheiras, membras de seccionais e trabalhadoras em Grupo de Trabalho específico, têm avaliado uma retomada gradual e segura de atividades presenciais, seguindo uma linha de atuação atenta às vulnerabilidades a que todas/os estão expostas/os, tanto na política interna como externa do Conselho.
Fruto desse compromisso, e tendo como horizonte o valor da comunicação para a fluidez dos processos, temos mais uma edição do PRAXIS! O periódico está repleto de debates importantes, síntese de avanços relevantes não só para a categoria, mas para toda a sociedade. Na página 3, abordamos o Nome Social como direito das/os assistentes sociais trans, já que o Serviço Social foi uma das profissões pioneiras em contemplar o reconhecimento a esse direito na carteira profissional.
Outra bandeira defendida dentro do Conjunto tem sido a luta anticapacitista. Isso porque avançar em acessibilidade e diversidade dentro da categoria consiste em um compromisso ético-político, uma bandeira de luta e também uma forma de aprimorar o atendimento à população usuária. Além disso, outros conteúdos primordiais para as demandas impostas pela atualidade são trazidos nesta edição.
Vamos realizar as atividades relacionadas ao Mês das Assistentes Sociais ainda de forma remota. O tema deste ano é “O Conjunto CFESS-CRESS em defesa da profissão e da Seguridade Social em tempos de retrocessos e desmontes”. Realizaremos, concomitantemente, o IV Congresso Estadual de Assistentes Sociais e o Seminário Regional de Seguridade Social, entre 16 e 18 de maio. A programação completa, vocês podem conferir nas páginas da revista.
Por fim, queremos parabenizar você, assistente social, pelo comprometimento em tempos tão árduos, defendendo o projeto ético-político da profissão. É doloroso lidarmos com a luta e o luto, simultaneamente, na construção e consolidação das transformações que acreditamos. Que possamos celebrar, apesar de tudo, as conquistas realizadas sem trégua, até aqui, e continuar. Sigamos juntas/os/es!