“O essencial é a vida! A centralidade da luta popular e a organização política para o trabalho e a formação profissional.”
Este é o tema escolhido pelos CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para orientar os debates da Reunião Regional Descentralizada da Região Sudeste que acontece, virtualmente, nos dias 28 e 29 de agosto.
Em função da pandemia e da adoção do Conjunto CFESS-CRESS pelo formato online, a programação que costuma ser fechada para representantes de cada estado, este ano será iniciada com uma live aberta para toda a categoria! É uma oportunidade de você, assistente social, ficar por dentro das discussões feitas por estas entidades que representam a profissão.
Como parte dessa programação, também ocorreram, no dia 22 de agosto, os Fóruns das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofi) e das Comissões Permanentes de Ética (CPE) dos CRESS da Região Sudeste que têm como um dos objetivos, a partilha de experiências quanto ao funcionamento dessas comissões.
Sobre a live
A live de abertura do Encontro Regional Descentralizado será na sexta-feira, 28 de agosto, às 9h da manhã, via YouTube, com a participação da assistente social que debate a questão racial, Márcia Eurico, e a militante Helena Silvestre, que trarão reflexões sobre a conjuntura do país, ancoradas no tema central do evento.
Não será preciso se inscrever.
Canal do Youtube do CRESS-MG youtube.com/cressmg
Do que se trata este evento?
O Encontro Regional Descentralizado é a segunda etapa das atividades consultivas, propositivas e deliberativas do Conjunto CFESS-CRESS, que acontecem todo ano, e cujas decisões orientam o funcionamento dessas entidades, além de nortear as ações e os posicionamentos políticos que darão direcionamento para o Serviço Social brasileiro.
Em 2020, é a vez de o CRESS-MG ser anfitrião do evento e, mesmo não sendo possível promover as atividades presenciais, o Conselho será responsável por elaborar os conteúdos de divulgação, assim como organizar e operacionalizar a logística de transmissão ao vivo deste encontro.
De acordo com a atual metodologia, neste primeiro ano de gestão, acontece o planejamento das ações para o triênio, quando são feitas propostas a serem aprovadas no Encontro Nacional. Os anos seguintes desses encontros são focados no monitoramento e, finalmente, na avaliação dessas ações
Com a pandemia, esta etapa final acontecerá no formato de Plenária Nacional, de 2 a 4 de outubro, com a participação de todos os CRESS do país, para apreciação e debates das propostas advindas das etapas anteriores e recomendação de propostas para o triênio 2020-2023.