80  anos da Faculdade de Serviço Social da UERJ
 
“Fundada em 24 de maio de 1944, a Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi criada pelo decreto-lei 6.527 expedido pelo Presidente Getúlio Vargas, como Escola Técnica de Assistência Social Cecy Dodsworth subordinada diretamente a Secretaria de Saúde e Assistência da Prefeitura do Distrito Federal, e mantida por essa Prefeitura.
 
Desde a sua fundação foi dirigida pela assistente social Maria Esolina Pinheiro que defendeu a necessidade e lutou arduamente para concretização de uma escola gratuita de Serviço Social. Nasce, assim, a primeira instituição oficial, pública e gratuita de ensino técnico-profissional de Serviço Social do Rio de Janeiro.
 
Em toda sua trajetória até aqui, a Faculdade de Serviço Social da UERJ sempre se notabilizou pelo respeito as premissas da profissão, por isso a comemoração de seus 80 anos, realizada dia 28 de maio, na capela ecumênica da UERJ foi tão simbólica.
 
O CRESS Rio de Janeiro foi representado no evento pela conselheira presidenta Marcia Nogueira, que participou da mesa de abertura do evento, e também concedeu entrevista para a TV UERJ, abordando a importância da FSS/UERJ para o Serviço Social brasileiro.
 
Durante a entrevista, a conselheira – que foi aluna de graduação e de pós-graduação da Faculdade, e residente do HUPE/UERJ- sinalizou a importância da Faculdade na formação de assistentes sociais alinhados ao projeto ético-político e profissional, para atuação nas diversas políticas públicas, no Sistema de Justiça, na pesquisa e na docência em Serviço Social.”
 
#descricaodasimagens:  Três fotos, as duas primeiras com a mesa especial. Da esquerda para a direita, estão representante do CCS, representante da Reitoria, a diretora da FSS, a presidenta do CRESS, a representante da ABEPSS, e a representante da ENESSO. Na terceira foto, Márcia Nogueira, presidenta do CRESS Rio de Janeiro.